NotasNotícias

Mãe Bernadete, presente!

Postagem atualizada em 22/08/2023 às 13h34

O SINASEFE externa o seu repúdio e indignação pela execução covarde de Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete, ialorixá e importante líder quilombola. O crime foi cometido na noite da última quinta-feira (17/08), dentro da Associação do Quilombo Pitanga dos Palmares (localizada na cidade de Simões Filho-BA, na Região Metropolitana de Salvador-BA), na frente de quatro crianças – duas delas eram netas da idosa de 72 anos.

Nosso sindicato realizou há cinco meses o 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (2º ENNIQ), em Maceió-AL, reafirmando no espaço a necessidade de fortalecer as lutas antirracista e antifascista, diante das inúmeras opressões que cada um destes grupos (negros, indígenas e quilombolas) vivencia diariamente no Brasil.

Por respeito às lutas de todas aquelas e todos aqueles que vieram antes de nós, não podemos nos calar diante de mais esse ataque bárbaro à comunidade quilombola!

Mãe Bernadete fazia parte da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e era ex-Secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho-BA. Ela sempre foi uma gigante nas lutas contra as violências enfrentadas pelas comunidades dos quilombos!

A ialorixá já tinha denunciado para diversas instâncias governamentais que estava sendo ameaçada de morte. A busca de justiça pelo assassinato de seu filho, Binho do Quilombo, que ocorreu em 2017, nunca foi alcançada.

Essa execução triste de Mãe Bernadete mostra o quão necessária é a luta contra o racismo. A perda da ialorixá Bernadete Pacífico não pode se tornar apenas mais um crime contra uma mulher negra que era liderança em sua comunidade: é preciso dar um basta nessa violência contra as(os) quilombolas a partir desse marco!

Não podemos permitir que o desejo de tomar posse das terras quilombolas e indígenas coloque em risco a vida de mulheres e homens que lutam pelo seu direito à terra. Precisamos reafirmar a todo o momento que “vidas negras importam”.

Mãe Bernadete, presente! Hoje e sempre!

Baixe aqui a Nota do SINASEFE disponível logo acima (arquivo em formato PDF).