NotasNotícias

Moção de Solidariedade ao MST

Postagem atualizada em 09/06/2023 às 16h29

O SINASEFE manifesta seu apoio irrestrito ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), destacando a importância do Movimento nas questões ambientais que permeiam o cenário brasileiro, especialmente na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e na defesa dos direitos socioambientais no campo.

Esse apoio se faz ainda mais pertinente devido à ofensiva fascista e os ataques infundados contra o Movimento na atual conjuntura, que ocorrem em virtude de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados ter sido formada por parlamentares de extrema direita, bolsonaristas, como instrumento de propaganda contra o MST, visando criminalizar a luta da classe trabalhadora.

Ao longo de sua trajetória o MST tem se dedicado à democratização do acesso à terra e à realização da reforma agrária no Brasil. Ao buscar a redistribuição de terras improdutivas e fomentar assentamentos rurais sustentáveis, o MST contribui diretamente para a promoção de um desenvolvimento agrícola mais consciente, evitando práticas prejudiciais ao meio ambiente, como o desmatamento desenfreado e a degradação dos solos, trazendo justiça e sustentabilidade para nosso povo, que os senhores representam e defendem.

O MST se destaca como o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, evidenciando seu compromisso com uma agricultura sustentável, livre de agrotóxicos e sem prejuízos à saúde humana e ambiental. Além disso, o Movimento tem desempenhado um papel significativo no cultivo de sementes crioulas e na produção de alimentos diversos, como feijão, carne, leite, frutíferas, café e mandioca. Essas práticas exemplares promovem a segurança alimentar, valorizam a agricultura familiar e estimulam a preservação da agrobiodiversidade.

Durante a pandemia, quando a população brasileira ficou à mercê da própria sorte enquanto o Governo Federal se comportava de maneira negacionista, o que acabou permitindo um genocídio de quase 700 mil vidas de brasileiros e brasileiros, o MST realizou campanhas de solidariedade doando milhares de toneladas de alimentos, assim como nosso sindicato também realizou campanhas solidárias destinadas à população carente no mesmo período. Fato que demonstra o quanto o SINASEFE e o MST estão na mesma trincheira política.

Não podemos ignorar as ações do MST em prol da preservação dos biomas brasileiros, como a Amazônia, a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica. Nos assentamentos milhares de hectares de reserva legal, Áreas de Preservação Permanente, nascentes e mananciais são conservados em todos os cantos do Brasil. O MST tem se mostrado um defensor ativo desses ecossistemas, levantando a bandeira da conservação e inspirando outros atores sociais a se engajarem na proteção dessas riquezas naturais, fomentando o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono no Brasil, com campanhas nacionais que incentivam a produção e plantio de mudas nativas brasileiras e a recomposição ambiental.

Para o SINASEFE, é fundamental que a sociedade conheça e reconheça que a luta do MST pela justiça social no campo está intrinsecamente conectada à promoção de práticas sustentáveis e à defesa dos direitos socioambientais; assim como também que rechace discursos de corte fascistas contra a luta dos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na agricultura familiar, levam alimentação saudável às mesas dos brasileiros e mostram que esse trabalho pode ser uma alternativa viável às práticas predatórias e, por vezes, ilegais do agronegócio.

Viva o MST! Viva à agricultura familiar! Reforma Agrária, já!
SINASEFE

Baixe aqui a Moção de Solidariedade ao MST visível acima (formato PDF).

* Nota escrita com informações da Ascema e do MST