NotasNotícias

Comunicado da Direção Nacional do SINASEFE

Postagem atualizada em 12/06/2023 às 12h23

A Direção Nacional (DN) do SINASEFE comunica às suas bases que:

1. Sobre a participação dos suplentes em atividades presenciais das Comissões:

a) Toda a DN considera ideal a participação do máximo de pessoas em atividades de grupos de trabalho e comissões (sempre que as condições assim o permitirem);

b) A decisão de não custear a participação de suplentes foi tomada pela primeira vez pela DN a respeito do Conselho de Ética;

c) Essa decisão respeitou a recomendação do Conselho Fiscal do sindicato, enviada dia 8 de dezembro de 2022, e posteriormente legitimada por parecer jurídico da Assessoria Jurídica Nacional (AJN);

d) Ela foi reafirmada em consulta à DN realizada no dia 7 de junho de 2023, por 14 votos contra 6 votos, sendo que os demais membros não se manifestaram;

e) Apesar disso, a DN, por meio de sua Coordenação de Administração e Finanças (CAF) e plantões, envidou esforços junto às bases e absolutamente todos os membros titulares e suplentes da Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e da Comissão Nacional Docente (CND) participarão do GT Carreira e da 181ª Plenária Nacional, conforme solicitação, com suas participações viabilizadas pelo sindicato nacional e por seções sindicais (tanto porque vem na condição de delegados à Plenária, quanto porque houve seções que contribuíram atendendo apelo da base e da DN).

2. Sobre a decisão da 181ª Plenária Nacional ser híbrida:

a) Não houve decisão na 180ª Plenária Nacional de que obrigatoriamente a 181ª Plenária Nacional fosse presencial; não houve nenhuma decisão a respeito do formato de realização da Plenária, houve apenas a deliberação de que o GT Carreira fosse presencial e deque a Plenária deveria ocorrer nos dias 17 e 18 de junho de 2023, garantidas as realizações dos GT Carreira e GT de Políticas Educacionais e Culturais nos dias anteriores;

b) Por outro lado, a 178ª Plenária Nacional decidiu que obrigatoriamente a Plenária seguinte (179ª) seria híbrida, com muitas seções alegando que, tal qual o SINASEFE, estão com problemas financeiros devido ao longo período de congelamento de salários, algumas desfiliações e a grande inflação, especialmente no custo das passagens aéreas; e a realização de Plenárias Híbridas seria a forma mais democrática, porque garantiria a participação de quem pode/deseja estar presencialmente, sem excluir a participação de quem não tem condições financeiras de arcar com os altos custos de deslocamento, hospedagem e alimentação de seus representantes. Esses argumentos levantados foram levados em consideração para a deliberação de que a forma híbrida é a mais democrática neste momento histórico.

3. Sobre as contas da Direção Nacional:

a) A DN realizou apenas três reuniões híbridas neste pouco mais de um ano, sendo que algumas delas foram coladas às Plenárias e/ou à Jornada de Lutas, de maneira a minimizar custos. As demais reuniões foram virtuais e não houve nenhuma reunião exclusivamente presencial da DN desde iniciada a atual gestão.

b) Havia uma pauta tão extensa para se debater que, além de dois dias inteiros de reunião, essa reunião foi finalizada de forma remota. Seria inviável fazermos dois dias e meio de reunião online.

c) A decisão de realizar a 9ª Reunião da DN de maneira presencial, na cidade de São Paulo-SP, foi tomada pelo plantão do qual fizeram parte Artemis Martins (remoto), Maíra Ferreira, Lucrécia Iacovino e João Cichaczewski – com o objetivo de reduzir custos, com anuência da CAF e da maioria da DN.

d) A redução de custos se daria porque há duas dirigentes que moram em São Paulo (não há nenhum dirigente nacional que resida no DF ou mesmo nos estados de Goiás ou Minas Gerais) e porque as passagens da maioria dos dirigentes têm trajetos aéreos que passam pelos aeroportos de SP para chegar a Brasília-DF. Por ser ponto central do País, a capital paulista concentra maior número de promoções de companhias aéreas, minorando custos nesta rubrica.

e) A reunião foi organizada sem custos com aluguel de infraestrutura (utilizando um espaço emprestado de uma outra entidade, o que infelizmente não se concretizou por problemas técnicos com a referida entidade). Ainda assim, os custos de hospedagem e aluguel de sala em São Paulo-SP foram sensivelmente menores do que os praticados pelo San Marco Hotel, em Brasília-DF.

4. Sobre a fala do 1º Tesoureiro destacada de seu contexto, ela foi clara: há recursos para a realização de mais três ou quatro reuniões das Comissões totalmente presenciais caso o sindicato não realize quaisquer outras atividades não previstas no orçamento aprovado na 178a Plenária Nacional.

Inclusive, devido à necessidade de medidas de contingenciamento financeiro para o SINASEFE, suspenderemos coffee break na próxima Plenária Nacional; haverá fornecimento de água (dia todo) e de café em um turno (tarde); não serão distribuídas pastas, blocos e canetas.

Foram reorganizadas e limitadas muitas outras despesas da DN do SINASEFE, como a decisão de que, além das atividades que já estavam deliberadas e encaminhadas até a data da 9ª Reunião da DN, nos próximos três meses, o SINASEFE somente realizará atividades totalmente virtuais (exceto reuniões com o Governo Federal e atividades afins).

Todas essas iniciativas são tomadas no sentido da recuperação de caixa do sindicato, a fim de permitir a continuidade da luta da nossa classe representada.

5. A CNS é composta por 11 membros, portanto um documento assinado por quatro de seus membros não é um documento da referida Comissão.

Sem mais para o momento, na tentativa de responder aos questionamentos que circulam em nossas redes em virtude da disseminação de boatos e mentiras – que só servem para enfraquecer a nossa capacidade de luta (por uma política salarial decente, em defesa dos interesses da categoria e da classe trabalhadora, por políticas educacionais fundamentais à nossa categoria e ao povo brasileiro, pela revogação do Novo Ensino Médio e pela conquista das Mesas Setoriais para que possamos ter a perspectiva ainda não dada de aprimoramento das nossas carreiras).

Sindicato forte é sindicato cuja direção é responsável e dialógica, além de base atuante na luta por direitos.

Brasília, 9 de junho de 2023
Direção Nacional do SINASEFE

Baixe aqui o Comunicado da Direção Nacional do SINASEFE visível acima formato PDF.

Conteúdo relacionado