NotasNotíciasPolítica

Nota de Solidariedade à Adufs

Postagem atualizada em 20/10/2022 às 16h09

O SINASEFE presta sua solidariedade à Associação dos Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) e seu apoio à liberdade das ações sindicais e suas manifestações políticas, pacíficas e representadas, frente aos violentos atos cometidos na tentativa de intimidar o sindicato dos docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Na noite de 10 de outubro de 2022, segundo informações de vigilantes que estavam de plantão na UEFS, homens armados cortaram e retiraram parcialmente uma faixa com dizeres “Fora Bolsonaro” colocada pela Adufs no pórtico da Universidade. Em uma ação violenta e antidemocrática, a faixa foi rasgada e os responsáveis fugiram do local antes da interferência dos vigilantes, que notificaram a ação à Administração Central. A Reitoria se comprometeu a tomar providências imediatas.

Infelizmente essa não tem sido uma ação violenta isolada contra um sindicato. Ações dessa natureza tem sido vivenciada por qualquer pessoal, entidade, partido ou sindicato que defenda a democracia e esteja de encontro ao ódio impetrado no discurso e nas práticas do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro.

Pela defesa da democracia, pela liberdade de expressão, pela liberdade das atividades e ações sindicais, na certeza de que o amor vencerá o ódio e de que em breve estaremos novamente em curso racional do debate político, o SINASEFE se manifesta contra todo e qualquer ato de violência. É fundamental vencermos o fascismo e derrotá-lo nas urnas sabendo que “nas ruas”, enquanto servidores públicos da Educação, nos caberá a imensa tarefa de reconstruir o Brasil, deixado sob o rastro do retrocesso e aumento cruel das desigualdades.

A faixa da Adufs que estava exposta no pórtico da UEFS, segunda maior cidade da Bahia e que foi vandalizada na noite de 10/10 por homens armados, trazia o desejo daquela categoria de servidores que é o mesmo desejo do SINASEFE, formalizado no 34° CONSINASEFE, ocorrido em Brasília-DF em maio deste ano, na expressa deliberação de “Eleger Lula para derrotar Bolsonaro” e que, também, foi expressa pela maioria dos brasileiros e brasileiras já no 1º turno das eleições, ocorrido em 02/10: Fora Bolsonaro!

Dessa maneira, prestamos nosso apoio e nossa solidariedade sindical, subscrevemo-nos à faixa exposta, e trabalharemos para que em 30/10 a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva seja um recomeço da retomada para nossa democracia, hoje tão fortemente ameaçada.

Baixe aqui a Nota de Solidariedade à Adufs visível acima (formato PDF).

Leia também