Notícias

O Espectro vermelho: um estudo sobre as teses do Manifesto Comunista e o itinerário teórico-político do jovem Marx

Postagem atualizada em 13/07/2021 às 9h54

Um “espectro” ronda a crise do capitalismo: o espectro vermelho da luta de classes, o comunismo. Os apologistas da ordem tentam, a todo custo, afastar o espectro, negando-o, sepultando-o, velando-o, mas ele insiste em atormentar e ressurgir em diferentes conjunturas e situações. Ao que parece, decorrido seu ducentésimo aniversário, não é infundado crer que a procura pela produção intelectual de Marx e as crises do capitalismo possuem afinidades eletivas. Essa seria a “vingança de Marx”.

Elaborado com profundo rigor acadêmico e suavidade didática no método expositivo, o trabalho ora apresentado é destinado aos que queiram iniciar seus estudos do marxismo e aos que tenham intenção em aprofundar a compreensão das ideias de Marx e Engels. Mas, diferentemente de um manual, este trabalho tem um objetivo crítico. Oferece ao leitor a compreensão do momento histórico-social em que o Manifesto foi redigido e a trajetória intelectual de seus autores até 1848.

A presente contribuição à história do pensamento marxista pretende uma importante visão de conjunto das principais ideias-força contidas no Manifesto Comunista, obra seminal de Marx e Engels, a partir da qual busca-se oferecer uma pesquisa erudita capaz de fornecer as contribuições dos autores do socialismo científico, em edição ancorada em ampla documentação e notas explicativas.

O intuito é o de conduzir o leitor a uma leitura crítica e rigorosamente fundamentada no que Marx e Engels efetivamente afirmam em seus enunciados, e não no que seus intérpretes críticos ou apologistas dizem terem afirmado.

Para tanto, recorre-se aos próprios textos de Marx, e eventualmente de Engels, como tratamento indispensável para o entendimento de determinadas passagens do Manifesto, bem como suas trajetórias militantes. O preparo da exposição repousa num esforço de caráter didático, com notas de rodapé indicando aprofundamento dos temas.

*Texto e imagem divulgados pela Editora Lutas Anticapital

O livro, de Michel Torres, está em pré-venda virtual pelo site da editora. O preço é R$ 40, clique aqui e veja mais informações.

Conteúdo relacionado