Notícias

Plenária em Defesa da Educação Pública

Postagem atualizada em 22/05/2019 às 12h36

Aconteceu ontem (21/05), na Câmara Federal, em Brasília-DF, a Plenária em Defesa da Educação Pública e Contra os Cortes.

O evento debateu os ataques em curso contra a Rede Federal de Ensino, em especial o corte de 30% das despesas discricionárias de Universidades e Institutos Federais, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 30 de abril. Assim como também debateu a resistência de educadores e estudantes, que realizaram grandes atos no Brasil em 15 de maio e prometem fazer um movimento ainda maior no próximo dia 30.

Houve diálogo sobre a criação de um Comitê e de um Fórum Distrital em Defesa do Ensino Público, os quais o SINASEFE passou a integrar na condição de membro-fundador.

No vídeo acima, o coordenador geral do sindicato, Carlos Magno Sampaio, saúda os presentes na Plenária e apresenta o SINASEFE – localizando qual base é representada pela entidade e lembrando dos nossos 30 anos de existência. Além de Carlos Magno, o SINASEFE também foi representado na audiência pela diretora Rúbia Sagaz (secretária geral) e pelos plantonistas de base Antonildo Pereira (Sinasefe IF Baiano-BA) e Silvio Rotter (Sinasefe IFRR-RR).

A Plenária foi convocada pelo mandato da Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) e organizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e pela Frente Parlamentar Mista Pela Valorização das Universidades Federais.

Fotos da reunião: