Notícias

SINASEFE na luta pela Revogação do Novo Ensino Médio

Postagem atualizada em 06/04/2023 às 20h34

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu por 60 dias a implementação do Novo Ensino Médio (NEM).

A suspensão temporária foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem (05/04), via Portaria nº 627/2023 – que alterou a Portaria que sistematizava o Cronograma Nacional de Implementação do NEM (Portaria nº 521/2021).

No vídeo acima, o SINASEFE reflete que a suspensão por 60 dias é de fato um avanço, mas ainda não é suficiente para o que deseja o sindicato.

“O NEM é a destruição da estrutura do Ensino Médio que permitia aos estudantes, adolescentes e jovens, se apropriar do conhecimento científico; esses itinerários formativos que ensinam a fazer brigadeiro e a ilusão de como ser um milionário não nos servem”, afirma Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE).

“É preciso lutarmos pela completa revogação do NEM e constituirmos um processo plenamente democrático que ouça as comunidades escolares, de forma a constituir um projeto de Ensino Médio pautado nas demandas da classe trabalhadora brasileira”, afirma João Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais do SINASEFE).

O SINASEFE continuará na luta pela revogação completa do NEM. Essa suspensão concedida pelo MEC ainda está longe de ser a revogação que os defensores da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade tanto almejam.

Educação não é mercadoria, é direito!

Leia também

Conteúdo relacionado