Confederação de Educadores AmericanosNotícias

XXI Congresso da CEA debateu desafios atuais da Educação

Postagem atualizada em 24/11/2022 às 2h14

Foi realizado de 16 a 18 de novembro de 2022, na Universidade do Panamá, o XXI Congresso da Confederação de Educadores Americanos (CEA), que teve como tema “Pela unidade daqueles que tornam a Educação possível” e como subtema “1928-2022: caminhando juntos rumo ao centenário de vida, em defesa da Educação de Qualidade, para nossos povos”, reunindo educadores para debater os desafios atuais e futuros do setor.

Acadêmicos e dirigentes sindicais do país-sede (Panamá) e de Cuba, Brasil, México, Argentina, Espanha e Portugal avaliaram temas que unificam as lutas dos trabalhadores da Educação durante os três dias do fórum, incluindo uma análise da situação ibero-americana e mundial.

O fórum teve o painel intitulado “Que Educação, para um futuro que já se apresenta: desafios e possibilidades”, e ainda tirou deliberações sobre alterações nos Estatuto do CEA, elegeu uma nova Comissão Executiva e trações projeções para 2025, além de outros temas.

O Congresso também debateu com os participantes as estratégias de sustentabilidade dos anos letivos em meio à pandemia de COVID-19, que só foi possível graças ao desenvolvimento da ciência e à produção de vacinas para o enfrentamento do vírus.

A Comissão Organizadora foi especialmente grata pela participação de dirigentes do movimento operário da região da América Latina e Caribe, entre eles a secretária geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Educação, Ciência e Esporte de Cuba (SNTECD), Niurka María González, que destacou o fórum como uma oportunidade para trocar experiências e apresentar programas cubanos que garantem uma educação inclusiva e de qualidade para sua população.

Já o presidente da Associação de Professores da Universidade do Panamá, José Álvaro, afirmou que pela primeira vez presencialmente, após dois anos de restrições, o Congresso da CEA voltou a traçar estratégias conjuntas para enfrentar as políticas neoliberais que trazem um impacto desfavorável no ensino do nosso continente.

Participação do SINASEFE

O SINASEFE, que é filiado à CEA desde 1997 (11º CONSINASEFE) e reafirmou essa filiação em 2019 (33º CONSINASEFE), foi representado no fórum por uma delegação de sete pessoas:

  1. Elenira Oliveira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE) – delegada
  2. Hellen Juliana Nunes Rodrigues (base do Sinasefe IFBA) – observadora
  3. João Carlos Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais do SINASEFE) – delegado
  4. Lucas Barbosa de Melo (base do Sinasefe Brasília-DF) – observador
  5. Manoel José Porto Junior (secretário-adjunto de políticas educacionais e culturais do SINASEFE e representante do sindicato na CEA) – delegado
  6. Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim (base do Sinasefe IFSC) – observador
  7. Rafael Bernardo Silveira (secretário de formação política e relações sindicais do SINASEFE) – observador

Veja aqui o relatório da delegação do SINASEFE no XXI Congresso da CEA (formato PDF, tamanho A4, três páginas), com um detalhamento da programação executada no evento, das principais resoluções aprovadas e ainda com uma breve avaliação do fórum.

Fotos

Veja abaixo as imagens do primeiro dia do XXI Congresso da CEA (16/11) disponíveis em nossa galeria:

Veja abaixo as imagens do segundo dia do XXI Congresso da CEA (17/11) disponíveis em nossa galeria:

Veja abaixo as imagens do terceiro dia do XXI Congresso da CEA (18/11) disponíveis em nossa galeria:

Leia também

Conteúdo relacionado

* Matéria produzida com informações do site cubano Prensa Latina