NotíciasPolítica

09/04: Vamos voltar às ruas contra Bolsonaro!

Postagem atualizada em 08/04/2022 às 16h22

As manifestações de rua contra o governo genocida e corrupto de Jair Bolsonaro estarão de volta neste ano de 2022. A Campanha Nacional Fora Bolsonaro convocou um grande ato nacional, que ocorrerá no dia 9 de abril, nas principais cidades do país.

As atividades serão presenciais, nas ruas, e levantarão as bandeiras do “Bolsonaro Nunca Mais” e “Contra o aumento dos combustíveis e do gás, não à fome e ao desemprego” – denunciando ao mesmo tempo a necessidade de impedir a continuidade de Bolsonaro para um novo mandato presidencial e a situação de calamidade e abandono que as(os) trabalhadoras(es) brasileiras(os) enfrentam.

Contexto

Essa convocação para uma nova jornada de atos pelo “Fora Bolsonaro!” é resultado da piora nas condições de vida do povo brasileiro, que exige a continuidade da luta nas ruas por medidas emergenciais e soluções estruturais para enfrentar a fome, o desemprego e a carestia.

Os aumentos nos combustíveis e no gás de cozinha continuam. O preço da gasolina dobrou em pouco mais de um ano. Isto tem impacto direto na vida das pessoas, gerando ainda mais inflação e carestia. Por isso cresce ainda mais a necessidade de denúncia de Jair Bolsonaro e seus aliados como responsáveis por essa crise econômica e social que o país está vivenciando.

SINASEFE participará e convoca suas bases

O SINASEFE, em concordância à convocação da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, irá construir as atividades em todas as cidades onde tiver base representada e convoca suas seções sindicais a se fazerem presentes nesta iniciativa.

Protocolo de segurança*

Dicas de como participar dos atos de rua durante a pandemia:

  • As manifestações devem ser feitas sempre em local aberto e bem ventilado;
  • Manter distanciamento de dois metros entre manifestantes;
  • Usa máscara, de preferência PFF2/N95 ou máscara cirúrgica embaixo da máscara de pano. Sempre bem ajustadas no rosto, sem vazamentos;
  • Leve máscaras extras para outras pessoas que necessitam;
  • Recomendamos o fornecimento de máscaras adequadas pelos organizadores dos atos a quem não as possui;
  • Muito importante pensar no deslocamento até o ato – preferir transportes com janelas abertas e usar máscara o tempo todo;
  • Não deve haver abraços ou beijos – evitar compartilhar objetos pessoais, água e alimentos;
  • Lavar as mãos ou utilizar álcool 70% sempre que for tocar nos olhos, boca, nariz ou na máscara;
  • Não devem participar as pessoas com sintoma suspeito de COVID-19 ou teste positivo, ou ainda que tiveram contato com pessoas com sintomas ou teste positivo;
    • Exemplos de sintomas: tosse, febre, cansaço, dor de cabeça, coriza, congestão nasal, dor de garganta, perda de olfato, perda de paladar, falta de ar e diarreia.

Relembre os atos pelo Fora Bolsonaro de 2021

No ano passado foram nove atos, todos com milhares de pessoas nas ruas, realizados em grandes cidades do Brasil e do exterior. O SINASEFE participou de todos eles. Relembre:

Leia também

* Fonte: Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares