ESCIMEEventosNotícias

15º ESCIME: resumo do 2º dia

Postagem atualizada em 05/11/2023 às 14h26

Tivemos neste sábado (04/11) o segundo dia do 15º Encontro dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa (ESCIME).

O evento acontece em Brasília-DF, no auditório da Fenajufe, com atividades até amanhã (05/11), tendo a seção sindical do Colégio Militar de Brasília-DF (CMB-DF) como anfitriã.

Em alusão à conjuntura de restabelecimento da normalidade democrática no Brasil, o tema do 15º ESCIME é “A recuperação do Estado de Direito nas Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa!”.

Credenciamento

53 sindicalizados de 19 seções sindicais se credenciaram para participar do 15º ESCIME. O Sinasefinho recebeu duas crianças – uma de quatro e outra de 11 anos.

Apresentação das seções

O segundo dia do evento começou com a pauta da apresentação das seções sindicais credenciadas no 15º ESCIME. O ponto tratou de informes do andamento e dia a dia das seções.

Situações gerais e específicas

Em seguida, num novo ponto de informes, as seções sindicais trouxeram relatos de situações das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa para atualização do Dossiê Nacional.

Nesta pauta, diversos casos de abuso de autoridade, violências (física e psicológica) e assédio moral por parte de gestores militares foram explicitados pelos presentes.

Docentes, técnicos e aposentados

Ainda na parte da manhã, foi realizada uma mesa sobre situações peculiares a docentes, técnico-administrativos e aposentados.

Isabel Cristina (seção sindical IFPA, CTRB e Ciaba-PA) falou sobre a invisibilização dos aposentados, tanto nas instituições de ensino quanto no ambiente sindical.

Flávio Barbosa (seção CMR e EAMPE-PE) expôs a necessidade de expandir a filiação de servidores ao SINASEFE e apresentou uma proposta de projeto de filiação das instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Defesa. Veja os slides utilizados por ele logo abaixo:

Por último, Amauri Garcia (seção sindical CMRJ-RJ) trouxe um relato de situações constrangedoras por quais os docentes passam em ambientes de escolas vinculadas ao Ministério da Defesa, encerrando o ponto de pauta e iniciando o intervalo de almoço.

Questões jurídicas

Após o intervalo do almoço, tivemos o ponto de pauta da conversa com a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do SINASEFE, no qual o advogado Valmir Floriano Vieira de Andrade (Wagner Advogados Associados) fez uma explanação de diversos pontos de interesse dos servidores civis das instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Defesa. Veja os slides utilizados por ele logo abaixo:

Após a fala inicial de Valmir, os presentes se inscreveram para três blocos de intervenções (com perguntas e questionamentos), que após as participações voltaram para respostas e considerações finais da mesa.

Negociação junto ao Ministério da Defesa

Em seguida à mesa das questões jurídicas, foi aberto o espaço para devolutiva das ações da Comissão de Articulação e Negociação junto ao Ministério da Defesa.

Elenira Vilela (coordenação geral do SINASEFE) abriu o ponto e falou tanto das negociações em andamento com o Ministério da Defesa (com destaque para o pagamento do auxílio alimentação pela Marinha) quanto de questões relacionadas à categoria que estão em andamento no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Em seguida, foi formada a mesa com a atual Comissão de Articulação e Negociação junto ao Ministério da Defesa, composta por Emiliana da Consolação (seção Barbacena-MG), Flávio Barbosa (seção CMR e EAMPE-PE), Isabel Cristina (seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA), Karla Bertotti (seção CMR e EAMPE-PE) e Luiz Otavio Monteiro Barroso (seção IFPA, CTRB e Ciaba-PA).

A Comissão apresentou uma síntese de todos os trabalhos dos últimos 12 meses, quando a mesma foi formada no 14º ESCIME. Veja os slides utilizados pela Comissão logo abaixo:

Final do segundo dia

Após o ponto da devolutiva das ações, tivemos um coffee break. O segundo dia de atividades do 15º ESCIME terminou com uma atividade cultural no Clube do Choro de Brasília-DF (distante 3,7km do local do evento), contando com apresentação de música latina com o grupo Sabor de Cuba.

Amanhã (05/11), o terceiro dia de atividades começará às 8 horas, com o ponto de pauta das deliberações. A programação completa do domingo (05/11) será:

  • 08:00 Deliberações
  • 10:00 Eleição da próxima Comissão de Articulação e Negociação junto ao Ministério da Defesa
  • 11:00 Cerimônia de Encerramento
  • 13:00 Evento Cultural

Fotos

Veja abaixo as fotos do segundo dia de atividades do 15º ESCIME disponíveis em nossa galeria:

Histórico

Esta é a 15ª edição do ESCIME, que já teve 14 edições anteriores e é um dos eventos mais tradicionais do SINASEFE. A edição anterior (14ª) foi realizada em Fortaleza-CE, entre 25 e 27 de novembro de 2022, com o tema “Fortalecendo a luta: por uma educação como prática da liberdade!”.

Clique aqui para ver mais conteúdos sobre os Encontros dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa realizados pelo SINASEFE.

Conteúdo relacionado