Notícias

Em reunião com a Marinha, sindicato reforça cobrança de pagamento do auxílio alimentação de servidores(as) civis

Postagem atualizada em 09/11/2023 às 15h24

Cobrando o efetivo pagamento do auxílio alimentação para servidores(as) civis, o SINASEFE se reuniu com a Marinha do Brasil (MB) nesta segunda-feira (30/10). Servidores(as) civis que atuam na MB não recebem o pagamento do respectivo auxílio em pecúnia, sob a alegação de que a Organização Militar (OM) possui rancho próprio.

Respostas

“Recebemos a resposta de que o GT criado pela Marinha, que concluiu seus trabalhos recentemente, concluiu que sim, que é possível assegurar ao servidor o seu direito de escolha, se quer ‘ranchar’ ou receber o auxílio em pecúnia. Disseram que essa decisão foi encaminhada ao Estado Maior da Armada (EMA), uma instância da MB, e posteriormente será repassado ao Comando Geral da Marinha para execução” explica a coordenadora geral do SINASEFE, Elenira Vilela, que representou o sindicato na reunião.

Prazos

Perguntados sobre o prazo para efetivação do pagamento, os integrantes da MB não informaram uma data. “Segundo eles, essa informação de data depende da agenda das pessoas do EMA e do Comando” completa Elenira.

Concursos

O sindicato também destacou que a falta de realização de concursos públicos para servidores(as) civis prejudica o funcionamento das instituições. “A Marinha informou que envia, anualmente, pedido de concurso ao Ministério de Gestão, mas que o último concurso foi em 2007. Informaram que a defasagem atual está em torno de 2.700, aproximadamente 30% do total de servidores(as) civis. Além disso, disseram que existe a previsão de aposentadoria de mais de 50% do quadro , e vários atuando com auxilio permanência” comentou a coordenadora geral.

Participantes

Participaram pelo SINASEFE: Elenira Vilela (coordenadora geral de plantão), Gizella Menezes Rodriges (Seção CMR-EAMPE, trabalhadora da Escola de Aprendizes Marinheiros de Pernambuco) Rosa Santos (Seção CMRJ, trabalhadora do Colégio Naval) ambas integrantes da Comissão de Articulação e Negociação dos Servidores Civis das Instituições de Ensino Vinculadas ao Ministério da Defesa. Valmir Floriano, advogado e integrante da Assessoria Jurídica Nacional do SINASEFE, também participou da reunião.

Pela MB: Diretor de Pessoal da Marinha, Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa, e a Diretora de Pessoal Civil da Marinha, Dulce Maria de Sousa Santos Rosa.

Imagens

Conteúdo relacionado