Reestruturação Já!Campanha Salarial 2024Notícias

22/02: Educação Federal em Luta! Baixe materiais para a mobilização

Postagem atualizada em 23/02/2024 às 15h04

No próximo dia 22/02 está marcado um Dia Nacional de Luta, com o lema: “Se não reestruturar, a educação vai parar!”.

A previsão é que trabalhadores(as) da Educação Federal organizem paralisações, atividades públicas, assembleias e panfletagens ao redor do país fortalecendo a luta por seus direitos.

Em sua 186ª PLENA, o SINASEFE aprovou estado de greve, apontando o dia 22/02 como uma data importante de mobilização da categoria em seus locais de trabalho.

Confira o chamado de SINASEFE, Andes-SN e Fasubra, o calendário conjunto e materiais para mobilização:

Se não reestruturar, a educação vai parar!

Nos últimos anos, especialmente nos governos Temer e Bolsonaro, trabalhadoras e trabalhadores das instituições de ensino públicas enfrentaram inúmeros ataques. A desvalorização da carreira e o achatamento dos salários são algumas das consequências mais graves.

Apesar da abertura do diálogo com o governo Lula (PT), em 2023, o ano foi marcado pela ausência de medidas efetivas para reverter o quadro de desvalorização, além de dar continuidade ao desmonte da educação federal.

Em 22 de fevereiro, acontecerá mais uma rodada da mesa de negociação sobre carreira. Para pressionar o governo federal a avançar no processo de reestruturação das carreiras, trabalhadoras e trabalhadores da educação estarão em luta na data. Mobilizações, manifestações, paralisações e debates serão realizados em todo o país.

Servidores técnico-administrativos em educação, docentes do magistério superior, da educação básica, técnica e tecnológica não aceitam a morosidade do governo Lula. Neste sentido, discutem a possibilidade de greve unificada da educação, tendo como horizonte a construção e fortalecimento da greve no serviço público federal.

Calendário conjunto

Confira o calendário conjunto debatido pelas entidades:

  • 22/02 – Dia Nacional de Luta;
  • 22/02 – Mesas Específicas e Temporárias das Carreiras TAE e Docente;
  • 23/02 a 12/03 – Assembleias nas bases para debater a resposta do Governo;
  • 05/03 – Reunião para unificação da pauta da Educação Federal;
  • 15 e 16/03 – Plenárias das Entidades – SINASEFE, Andes-SN e Fasubra;
  • 17/03 – Plenária Unificada da Educação Federal.

Panfleto

Faixa

Cartaz

Card para redes sociais

Histórico

Em 2023, o SINASEFE realizou diversas mobilizações conjuntas com Andes-SN e Fasubra. No segundo semestre foram realizadas atividades em 10 de agosto, 3 de outubro e 8 de novembro.

Conteúdo relacionado