SeçõesNotícias

Seções devem responder sobre reativação de consignações até 29/06

Postagem atualizada em 13/07/2020 às 19h36

A Direção Nacional (DN) do SINASEFE volta a alertar as seções sindicais sobre a importância em responder até a próxima segunda-feira (29/06), para o e-mail dn@sinasefe.org.br, sobre o contrato com a BisaWeb para reativação das consignações sindicais perdidas.

A DN lembra, ainda, que essa resposta criará uma série de vinculações políticas e financeiras para as seções e que a ausência de manifestação da seção sindical representará sua aceitação tácita à proposta negociada com a BisaWeb.

Estamos nesta quarta-feira (24/06) retornando a publicar uma matéria sobre esta pauta, o que já fizemos na segunda-feira (22/06) e no fim do mês passado (28/05), para não arriscarmos o desconhecimento das seções, em hipótese alguma, acerca do tema. Informamos ainda que a Nota publicada em 22/06 foi repassada aos e-mails de todas as seções sindicais.

Entenda a situação

No final de abril, sofremos um novo ataque por parte do governo contra nossa capacidade de organização sindical. Após a edição do Decreto nº 10328/2020passamos a receber do Sigepe, no email da DN (dn@sinasefe.org.br), uma quantidade expressiva de comunicações de exclusão de sindicalizados da consignação da mensalidade sindical na folha de pagamento.

O governo Bolsonaro voltou a carga contra os sindicatos com a facilitação da exclusão online da consignação, isso sem que a entidade classista seja antes comunicada para atuar junto ao filiado e buscar resolver a situação por outros caminhos; e ainda sem possibilitar a devida informação aos servidores sobre o que eles estão excluindo (no caso, a mensalidade sindical, e não a filiação, permanecendo filiados e na condição de inadimplentes).

A manutenção desse procedimento (que já foi questionado judicialmente pelo SINASEFE) pode representar um baque considerável nas finanças das seções sindicais e do sindicato nacional.

Contrato com a BisaWeb

A DN do SINASEFE deliberou, em sua última reunião virtual, por construir uma resposta contra essa ofensiva do governo, que tem como objetivo destruir as organizações sindicais da classe trabalhadora.

Para isso, fechou um acordo com a BisaWeb para uma ação imediata de contato com todos os servidores que optaram pela retirada da consignação em folha, no sentido de trazê-los de volta para nossas listas de filiados adimplentes com suas obrigações, ou seja, restituir seus nomes à lista daqueles que estão descontando mensalmente a contribuição sindical.

O custo desse trabalho será do valor das duas primeiras mensalidades de cada servidor que retorne a contribuição sindical mensal em folha. A BisaWeb se comprometeu a, passados 90 dias iniciais, fazer um estudo que aponte a possibilidade de rediscutir este valor.

Download

Baixe aqui a Nota do SINASEFE lançada na última segunda-feira (22/06) sobre o tema (formato PDF, tamanho A4, uma página).

Conteúdo relacionado