Notícias

Teletrabalho: confira os resultados do levantamento do SINASEFE

Postagem atualizada em 26/12/2022 às 9h37

No período de agosto à novembro de 2022 o SINASEFE realizou um levantamento virtual sobre teletrabalho. Foram recebidos dados de 39 seções sindicais, por meio de 122 respostas válidas ao formulário virtual. O levantamento mostrou que centenas de trabalhadores(as) já lidam com o teletrabalho em seus cotidianos (em pelo menos 27 instituições da Rede Federal) e que o tema precisa ser debatido com profundidade nos locais de trabalho.

Para o coordenador de pessoal docente do SINASEFE, Antonildo Pereira, e para a coordenadora de pessoal TAE, Lucrécia Iacovino, o assunto demanda debates profundos. “Se faz necessária a criação de Grupos de Trabalho (GTs) nas bases para se discutir o Programa de Gestão de Desempenho (PGD), pois a implantação sem uma discussão mais profunda sobre o tema pode acarretar sérios riscos aos trabalhadores da educação dos Institutos Federais” ressaltam Antonildo e Lucrécia.

Implementação do teletrabalho

Está sendo implementado o teletrabalho na instituição em que você está lotado(a)? 101 pessoas responderam SIM, 16 responderam NÃO e cinco não souberam responder.

Trabalhadores(as) afetados(as)

Em relação aos trabalhadores(as) atingidos(as), 79 pessoas informaram que a medida atinge os(as) técnico-administrativos(as) (TAE), 25 informaram que atinge ambos, 16 informaram que nenhum segmento foi afetado (pois não houve implementação) e dois respondentes informaram que atinge docentes.

Quando perguntados(as) sobre qual segmento está atingido em maior escala, 96 indicaram o segmento TAE, 16 não souberam responder, seis informaram ambos e quatro indicaram o segmento docente.

Aceitação do teletrabalho

Em relação à aceitação do teletrabalho, 61 participantes informaram aceitação parcial, 41 apontaram aceitação total, oito indicaram que não houve aceitação e 12 não responderam

Aprovação em Conselho Superior

Sobre a aprovação do teletrabalho em Conselho Superior, 69 responderam sim, 17 informaram que não enquanto 36 não souberam informar.

Perfil de respostas

Das 122 respostas consideradas válidas (que informaram local de trabalho completo), 81 foram de sindicalizados(as), 22 foram de não sindicalizados e 19 foram de integrantes de diretoria sindical.

*Matéria atualizada em 26/12/2022.

Conteúdo relacionado