Notícias

Ato contra o Novo Ensino Médio pressionou parlamentares

Postagem atualizada em 19/12/2023 às 18h56

Nesta terça-feira (19/12), um ato de trabalhadores e estudantes pressionou os parlamentares do Congresso Nacional a não votar pela continuidade do “Novo” Ensino Médio (NEM) aprovado no governo de Michel Temer (lei nº 13415/2017). A atividade foi realizada em Brasília-DF, em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados.

A manifestação mostrou a mobilização crescente das entidades classistas e estudantis da educação pública contra o substitutivo do deputado Mendonça Filho (UNIÃO-PE) ao PL nº 5.230/2023 (que prevê mudanças no Ensino Médio).

Graças a essa pressão, o texto em tramitação foi retirado da pauta de hoje (19/12) e será debatido novamente apenas em março de 2024, numa vitória parcial da nossa luta que nos deixa algum fôlego para organizar a categoria para os próximos embates dessa pauta.

O substitutivo do PL do Ensino Médio insiste nos Itinerários Formativos e em disciplinas como “brigadeiro gourmet”. Ele retira carga horária da formação geral, privando jovens de acessarem conhecimentos científicos, humanísticos e artísticos nas escolas públicas.

Profissionais com notório saber e não licenciados assumirão as aulas. As desigualdades escolares aumentarão e o direito à Educação será ferido. Haverá precarização do Ensino Técnico, criando um itinerário com carga horária menor para ser entregue a agentes privados.

Por esses e muitos outros motivos, o SINASEFE está na luta contra o Novo Ensino Médio e contra o substitutivo do deputado Mendonça Filho. Veja mais deles no vídeo acima ou clicando aqui, para ter acesso à Nota da Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais do sindicato sobre a necessidade de revogar o Novo Ensino Médio.

Nosso sindicato esteve neste ato, representado na ocasião por David Lobão (coordenador geral), Felipe Oliver (secretário de comunicação) e João Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais). Além do SINASEFE, participaram do ato Andes-SN, CNTE, DCE-UnB, Fasubra, Fenasps, Fenet, Ubes, Une e vários parlamentares de esquerda.

Fotos

Veja as imagens do ato de 19/12 contra o NEM disponíveis em nossa galeria:

Conteúdo relacionado