Notícias

Audiência com reitor do IFPI

Postagem atualizada em 18/10/2019 às 16h26

Na manhã de ontem (17/10) o SINASEFE NACIONAL, juntamente com outras entidades classistas e populares, participaram de uma audiência com o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, para tratar sobre a reintegração da servidora Hellen Cristina.

Na ocasião também foi protocolado um recurso de reconsideração junto à Instituição Federal de Ensino (IFE), para que seja revista a exoneração de Hellen. Além do SINASEFE, estiveram presentes na reunião com o reitor do IFPI a Adcesp, a CSP-Conlutas, o MML-PI, o Sindifpi, o Sintae-IFPI e o Sintufpi.

Objetivo da reunião

O objetivo da audiência foi de demonstrar jurídica e politicamente a injustiça na exoneração de Hellen Cristina, tanto devido a erros cometidos pela comissão na condução do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e na elaboração do relatório final; quanto a demonstrada situação de perseguição e assédio por parte da direção do campus de São Raimundo Nonato-PI.

Opinião do SINASEFE

Para Sérgio Rodrigues, coordenador da Pasta de Pessoal Docente do SINASEFE, o caso da demissão de Hellen está sendo discutido nacionalmente em todas as bases de Institutos Federais (IFs) no país, pois é uma situação gravíssima que atenta contra todos os trabalhadores das IFEs. “A campanha de reintegração de Hellen Oliveira tem uma atenção especial por parte do SINASEFE NACIONAL”, destacou Sérgio.

Assista o relato detalhado de Sérgio Rodrigues sobre a audiência com o reitor do IFPI no vídeo abaixo:

Opinião da defesa

O advogado que está acompanhando a defesa, Delmar Uedes, fez uma avaliação positiva da reunião com a reitoria, pois foi possível apresentar todas as falhas e fragilidades no parecer da comissão disciplinar, bem como mostrar que não houve nenhum tipo de infração cometida que justifique a demissão da servidora.

Próximos passos

Nesse momento estamos aguardando a posição da reitoria do IFPI em resposta ao recurso apresentado e também exigindo que seja tenha algum encaminhamento efetivo pela reitoria para apurar os casos de perseguição e assédio moral no campus de São Raimundo Nonato-PI.

A luta vai continuar e iremos fortalecer ainda mais a campanha pela reintegração de Hellen em nível nacional junto à autoridades, à Justiça e aos Movimentos Sociais.

Reintegração, já! Lutar não é crime!

Download

Baixe aqui a Nota do Sintae-IFPI sobre a audiência de ontem com o reitor do IFPI (documento em formato PDF).

Entenda o caso

No vídeo abaixo Hellen Cristina e Jessica Aguiar (diretora do Sintae-IFPI) fizeram um pronunciamento detalhando o processo que surgiu por conta de perseguição política e que resultou na demissão de Hellen. Assista:

Assine a petição

O SINASEFE NACIONAL está em campanha pela reintegração imediata de Hellen Cristina e pede que todas e todos assinem a petição online em solidariedade à trabalhadora. Faça isso clicando aqui!

Conteúdo relacionado