Notícias

Carreira TAE: CNS divulga relatório com simulações e proposta atualizada de reestruturação

Postagem atualizada em 20/12/2023 às 15h49

A Comissão Nacional de Supervisão do SINASEFE (CNS) divulgou nesta segunda-feira (18/12) um relatório analítico das propostas de reestruturação da carreira de técnico-administrativos(as). O material apresenta dados, elucida os pontos convergentes (que são a maioria) e os pontos divergentes (o desenho da malha) entre três propostas reestruturantes.

Além de traçar um histórico dos debates de carreira, o relatório apresenta diversas simulações: com as diretrizes da proposta original do sindicato nacional (protocolada no MGI em agosto de 2023), com as indicações da proposta da Fasubra e com a proposta do SINASEFE atualizada.

Simulações e aglutinações

“A partir das discussões realizadas durante os dias que estivemos reunidos em Brasília, acreditamos que ao fazermos as simulações até os 100% de cada proposta veremos simulações se repetindo até que os valores da tabela da FASUBRA passem a ser maiores nos três Níveis de Classificação para a proposta da FASUBRA, na medida em que a nova tabela tem valores um pouco maiores. Outra constatação, é que quando comparadas as propostas do SINASEFE original e modificada, com a aglutinação do Nível C com o novo nível D, isso faz com que um volume de cerca de 40 mil pessoas tenha reajustes maiores, a partir dessa aglutinação” destaca a CNS na conclusão do relatório.

Confira o relatório na íntegra:

Baixe aqui a tabela (citada na página 20 do relatório).

Errata

Em todas as tabelas que tratam neste relatório da Proposta do SINASEFE é preciso acrescentar “/área” para que esteja em acordo com o que foi aprovado pela Plenária do SINASEFE, sendo necessária a correção para: Auxiliar em Educação/Área; Técnico em Educação/Área; e Analista em Educação/Área.

Debate amplo nas seções sindicais

A sugestão da CNS é que todas as seções sindicais façam, em seus Grupos de Trabalho de Carreira, a análise e o debate do relatório, que será pautado nos eventos e fóruns do SINASEFE em breve.

Próximos passos

Caberá às instâncias deliberativas do SINASEFE (Plenárias Nacionais) a avaliação dos próximos passos na luta pela reestruturação da carreira, como destacou a CNS.

Por fim, a CNS do SINASEFE entende que toda a discussão sobre a manutenção ou não da Proposta de Reestruturação do PCCTAE, construída pelos GTs Carreira das seções sindicais e Nacional, aprovado em seguida em Plenárias Nacionais do SINASEFE, seja por mantê-la ou por modifica-la, em parte para a aglutinação idêntica à proposta da FASUBRA, ou até mesmo na mudança integral para a proposta da FASUBRA, tudo deve ocorrer a partir da convocatória de um GT Carreira Nacional, acoplado a uma PLENA, e assim ocorrer a definição da posição da categoria“, finaliza a comissão.

Conteúdo relacionado