Notícias

Carreira TAE: SINASEFE e Fasubra debatem propostas conjuntamente

Postagem atualizada em 12/12/2023 às 13h51

O SINASEFE e a Fasubra se reuniram na manhã desta segunda-feira (11/12), na sede do SINASEFE. A pauta do encontro foi a luta pela reestruturação da carreira dos trabalhadores(as) técnico-administrativos(as) em educação (TAEs). Ambas entidades têm acordo sobre a importância da mobilização sistemática cobrando respostas e avanços nas negociações da Mesa Específica e Temporária.

A Fasubra esteve reunida em plenária neste final de semana e apresentou informes sobre o assunto, além de detalhar sua proposta de aprimoramento da carreira, já aprovada em seus fóruns. Dentre as deliberações da plenária da entidade, as(os) participantes destacaram o aprofundamento do diálogo com o SINASEFE no sentido de construir uma proposta unificada de aprimoramento, mesmo não sendo condicionante para negociação com o governo na Mesa Específica e Temporária e na CNSCCTAE. Outra deliberação da plenária da Fasubra foi enviar às bases a discussão sobre a entrada em estado de greve, com indicativo de entrada em greve no primeiro trimestre de 2024.

A CNS do SINASEFE, que se encontra em Brasília-DF desde domingo até quarta (13/12), também detalhou a proposta do SINASEFE de reestruturação, construída nos GT’s de Carreira e também aprovada em PLENAS. A comissão do SINASEFE também pediu uma série de esclarecimentos sobre a proposta de carreira aprovada, na Fasubra. “Tratamos de questões relativas à lateralização da tabela, à aglutinação de cargos, dentre outras” destacou Daniela Zanotti, integrante da CNS/SINASEFE.

Encaminhamentos

Daniela destacou que as entidades tiveram um acordo geral para o agendamento de reuniões remotas semanais. “As reuniões vão ocorrer todas as quartas-feiras, às 16h, a partir da semana que vem, visando a construção de uma proposta unificada de carreira”, explica. “Além disso, as duas entidades vão fazer reuniões dos GTs da CNSCCTAE que serão sobre a Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e outro sobre atribuições e fazeres dos cargos” completa Daniela.

A CNS do SINASEFE está elaborando estudos comparativos das propostas de ambas entidades e enviará às seções sindicais um relatório com suas análises. “Faremos uma análise, não tão superficial, mas uma breve análise das propostas, do que elas significam, mandaremos com simulações, para que as bases possam fazer um debate deste material” explica William Carvalho, integrante da CNS/SINASEFE. Ele explicou ainda que está agendada para o início de janeiro a próxima reunião presencial da CNSCCTAE, instância que reúne MEC, Fasubra, SINASEFE, Forgepe, Conif e Andifes.

Participantes

Pelo SINASEFE: Daniela Zanotti da Silva (CNS), Dhieggo Glaucio Evaristo Gomes Nascimento (CNS), Grazielle Nayara Felício Silva (CNS), Lucrécia Helena Iacovino (Coordenadora de Pessoal Técnico-Administrativo e CNS), William do Nascimento Carvalho (CNS), Francisco de Assis da Costa Dias (CNS), Leewertton de Souza Marreiro (CNS), Raimundo de Jesus da Conceição (CNS) e Teresa de Souza Bahia (CNS – via Zoom). O plantonista de base pelo Sintifrj, Daniel Haack, também acompanhou a atividade.

Pela Fasubra participaram: Agnaldo Fernandes, Cristina del Papa, Clodoaldo Gomes de Oliveira, Daniel Lucas Soares Souza Farias, Ivanilda Oliveira Silva Reis, Fátima dos Reis, Francisco de Assis dos Santos, José Almiram Rodrigues, Luiz Fernando dos Santos Bandeira, Marcelo Rosa Pereira, Rolando Rubens Malvásio Junior (via Zoom), Tônia Duarte da Silva (via Zoom) e Vânia Helena Gonçalves.

Imagens

Conteúdo relacionado