SeçõesNotíciasPolítica

Carta do Sintef-PB e dos servidores do IFPB em apoio à candidatura Lula/Alckmin

Postagem atualizada em 24/10/2022 às 17h17

Nós, enquanto comunidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), nos colocamos frontalmente contrários à política de ódio perpetrada pelo atual governo e pelo Presidente da República, o qual vem cometendo profundos ataques à vida da nossa população, concretizando uma política de retirada de direitos na economia, levando o Brasil de volta ao Mapa Mundial da Fome, com o desmonte completo da Educação e da saúde pública, de ataques à ciência, à liberdade de cátedra dos docentes, à democracia dentro das Universidades e Institutos Federais (IFs) – passando a nomear reitores que não foram eleitos pela comunidade acadêmica, mas sim, indicados pelo presidente da república. Nos IFs o governo, através da Portaria 983/2020, vem destruindo a pesquisa e a extensão, além disso, vem proferindo diversas ameaças à justiça eleitoral e aos ritos das eleições, dizendo não aceitar um resultado negativo para a sua candidatura nas urnas.

O atual governo, que pleiteia um novo mandato, se consagrou como um dos governos mais nefastos que já tivemos notícia, se auto-declarando o representante dos bons costumes das famílias brasileiras, ao passo em que executa uma política de extermínio da nossa juventude, de ódio à diversidade ideológica, de gênero, sexual, étnica, racial e religiosa, se tornando a representação mais fiel dos algozes do povo brasileiro: aqueles que querem tornar o Brasil uma terra de ninguém, desrespeitado o direito dos povos originários a serviço do lucro e da destruição das nossas riquezas naturais. Esse governo colocou em prática uma das piores gestões de crise durante a pandemia da COVID-19, levando o Brasil à marca de quase 700 mil óbitos, por falta de leitos, de cilindros de oxigênio, de vacinas, por incentivar o não uso de máscaras e por um desrespeito profundo pela vida humana.

Diante desse cenário catastrófico, afirmamos em uma só voz: a saída necessária para o restabelecimento da nossa democracia e para iniciar a derrota do neofascismo brasileiro é a garantia da eleição da chapa Lula/Alckmin. Onde nós, representantes dos interesses da classe trabalhadora, temos a obrigação de fazer a defesa de uma pauta classista, tendo como prioridade a revogação do teto de gastos e o revogaço de todas as medidas implementadas pelo governo que retiraram direitos da nossa classe e da juventude brasileira, tais como: reforma trabalhista, reforma da previdência, reforma do ensino médio, dentre tantas outras medidas.

O neofascismo vem mostrando que a intolerância aprofundou as suas raízes em solo brasileiro, o que nos deixará um legado de enfrentamento e acirramento da tensão social, onde mesmo derrotando Bolsonaro nas urnas, ainda teremos que enfrentar e derrotar o bolsonarismo nas ruas, muito provavelmente, gerações à frente. Por isso, reafirmamos que a escolha democrática, de combate ao neofascismo brasileiro, é o voto consciente na chapa Lula/Alckmin, para que possamos reunir as condições necessárias de lutar por uma sociedade onde os interesses da classe trabalhadora possam ter eco, ganhando o fôlego necessário para fazer o enfrentamento e a disputa de projetos.

Baixe aqui a Carta do Sintef-PB e dos servidores do IFPB em apoio à candidatura Lula/Alckmin visível acima (arquivo em PDF).

Assine a Carta

O documento acima está em fase de coleta de assinaturas para ser um manifesto ainda maior.

Quer participar e assinar? Clique aqui para fazer subscrever a Carta do Sintef-PB e dos servidores do IFPB em apoio à candidatura Lula/Alckmin!

Conteúdo relacionado