Postagem atualizada em 27/08/2019 às 21h28
A Comissão Nacional de Supervisão (CNS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) esteve reunida em Brasília-DF, juntamente com os diretores de plantão, entre os dias 21 e 24 de agosto.
A primeira atividade da Comissão, no dia 21, foi atualizar todo o material relativo ao debate das carreiras dos técnico-administrativos (TAEs), com foco principalmente nas atribuições dos cargos e dos critérios de ingresso; e também a consulta aos ofícios enviados ao Ministério da Educação (MEC), ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e à Fasubra Sindical.
Várias questões foram apontadas, tais como a necessidade de atualização dos critérios de ingresso, a racionalização dos cargos do PCCTAE, a questão das atribuições dos cargos e como essas discussões passavam e/ou deviam passar pela CNS; sem falar da legítima e insistente cobrança pela base em seus fóruns por respostas e atitudes da CNS, no sentido de que a mesma reunisse e prestasse esclarecimentos sobre esses pontos.
Segundo a representação do governo, a nova gestão do MEC reconhece o seu total desconhecimento quanto à CNS e qualquer assunto relacionado com a mesma; e ainda que é necessário aguardar a nova gestão se apropriar do assunto, inclusive da legislação que trata da CNS – a lei 11091/2005.
Participantes
Participaram da reunião, pelo SINASEFE, Aliomar da Silva (pasta de pessoal TAE e CNS), David Lobão (coordenação geral), Erlon Santos (CNS), Leonardo Dias (CNS), Matheus Santana (CNS), Nivaldo Souza (CNS) e Sérgio Rodrigues (pasta de pessoal docente e CND).
Pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC participaram Elayne Batista (CGGP/Colep), Luanna Carvalho (CGGP) e Weber Tavares (Setec/MEC).
Relatório
Baixe aqui o relatório da reunião de 21/08 entre SINASEFE e Setec/MEC.
Imagens
Confira abaixo as fotos da reunião disponíveis em nossa galeria de imagens:
Sobre a CNS
A CNS do PCCTAE é um grupo técnico e de assessoria do SINASEFE que trata das questões relativas às carreiras dos técnico-administrativos representados pelo nosso sindicato, sendo estas:
- a carreira do PCCTAE;
- e a carreira do PGPE.
Os membros da CNS estudam com profundidade as carreiras e subsidiam os debates do SINASEFE.
Atualmente com 10 membros sem mandato definido e indicados pelas chapas eleitas em Congressos Eleitorais, a CNS foi criada pela Lei que instituiu o PCCTAE (11.091/2005) e possui existência formal dentro da estrutura do MEC, com representação classista do SINASEFE e da Fasubra.
Conteúdo relacionado
- Boletim SINASEFE nº 607 (27/08/2019)
- Relatório da CNS – matéria (26/08/2019)
- Reunião da CNS – matéria (22/08/2019)
- Reunião da CNS – álbum de fotos (22/08/2019)
- Reunião com a Setec/MEC (21/08/2019)
*matéria escrita pelos membros da CNS e publicada originalmente no Boletim SINASEFE nº 607