Campanha Salarial 2023EventosNotícias

Cobertura em tempo real: 179ª Plenária Nacional

Postagem atualizada em 09/03/2023 às 18h25

Confira abaixo a cobertura em tempo real dos debates da 179ª Plenária Nacional do SINASEFE. Consulte aqui a convocatória com detalhes deste fórum. A 179ª PLENA acontece no dia 3 de março de 2023, no auditório da Fenajufe – SCS, Quadra 2, Bloco C, nº 22, Edifício Serra Dourada, 3º andar, Sala 312, Asa Sul, Brasília-DF.

Informações em ordem cronológica (eventos mais recentes no topo e mais antigos abaixo):

Deliberações

18h16 às 18h43: Após amplo debate sobre a Campanha Salarial 2023, o reajuste emergencial dos servidores federais e a Mesa Nacional de Negociação Permanente entre entidades do funcionalismo público e o Governo Lula, delegados(as) da 179ª PLENA deliberaram:

  • defender Mesas de Negociação Setoriais para as carreiras do serviço público federal;
  • cobrar o reconhecimento, por parte do Governo, das perdas salariais de julho de 2010 até a data atual;
  • lutar pela equiparação dos auxílios e benefícios entre os servidores dos Três Poderes, equiparando todos pelo maior valor;
  • divulgar o documento “Queremos Mais!” do Fonasefe e do Fonacate;
  • lutar pelo maior índice de reajuste emergencial possível, em consenso com as entidades do Fonasefe.

Em breve, os encaminhamentos do fórum, na íntegra, serão disponibilizadas aqui em nosso portal!

16h20 às 18h15: 179ª PLENA inicia, após informes das seções, o ponto de pauta da Campanha Salarial 2023 e da Mesa Nacional de Negociação Permanente, com falas dos participantes do fórum sobre a luta dos servidores pelo reajuste emergencial e também sobre o reajuste do auxílio alimentação, de acordo com a proposta apresentada pelo Governo em 16/02 e em 28/02.

As falas convergem, em sua maioria, nas argumentações de que:

  1. os aposentados precisam ser atendidos pela negociação;
  2. a proposta do Governo tem margem para melhora e o sindicato deve buscar o maior índice possível para reajuste;
  3. ações nas bases e em Brasília-DF, durante as reuniões da Mesa Permanente, devem ser realizadas, utilizando o mote “Queremos Mais!”, lançado pelo Fonasefe e pelo Fonacate;
  4. construção de um Calendário de Lutas para impulsionar a mobilização das bases.

16h11: Após as falas das seções sindicais, foram disponibilizados pelo Administrativo do SINASEFE os informes do credenciamento da 179ª PLENA.

Presencial (Brasília-DF) – 18 participantes
12 delegadas(os)
6 observadoras(es)
12 seções sindicais

Online (Zoom) – 115 participantes
51 delegadas(os)
64 observadoras(es)
32 seções sindicais

Total – 133 participantes
63 delegadas(os)
70 observadoras(es)
44 seções sindicais

14h35 às 16h10: seções sindicais dão informes sobre deliberações e expectativas das bases sobre o reajuste emergencial e a negociação em curso, que está sob condução das entidades do Fonasefe e do Fonacate.

Como a 179ª PLENA é realizada em formato híbrido, as falas são alternadas entre participantes que estão presencialmente em Brasília-DF e participantes que estão acompanhando o fórum pela plataforma Zoom.

Tônica dos informes foi a ansiedade das bases em ver o reajuste confirmado e garantido com a máxima brevidade possível, assim como também a confiança dos filiados na forma como o SINASEFE está pautando a negociação e cobrando do Governo Federal a melhor proposta possível para a categoria.

Nos informes também foi pontuada a mobilização das seções para ida dos(as) filiados(as) ao 2º ENNIQ, que será realizado em Maceió-AL, entre os dias 22 e 26 de março; e as rearticulações do GT Carreira nas bases, sendo frisado que o GT Carreira deve debater as carreiras de técnicos e docentes de modo unitário, sem fracionamentos para que existam GTs separados para PCCTAE e EBTT.

14h15: 179ª PLENA, que acontece em formato híbrido, teve seus debates abertos pela Direção Nacional do SINASEFE, com informe da Mesa de Negociação que ocorreu na terça-feira (28/02).

O Governo ficou de enviar uma resposta às entidades nesta sexta-feira (03/03), mas não houve tempo hábil para isso e ficou agendada uma nova reunião da Mesa de Negociação para a próxima terça-feira (07/03).

Após o informe da DN, foi aberto espaço para os informes das seções sindicais sobre a Campanha Salarial 2023, o reajuste emergencial dos servidores federais e a Mesa Nacional de Negociação Permanente entre entidades do funcionalismo público e o Governo Lula.

14h: credenciamento presencial da 179ª PLENA foi aberto. O encerramento do mesmo será às 16 horas. Fotos acima

Programação

3 de março (sexta-feira)

  • Até 14h: Credenciamento virtual, por e-mail
  • 14h às 16h: Credenciamento presencial
  • 14h às 15h: Informes da Direção Nacional (DN) sobre Campanha Salarial
  • 15h às 16h: Informes das Seções Sindicais sobre campanha salarial
  • 16h às 19h: Campanha salarial e Mesa de Negociação
  • 19h: Encerramento

Downloads

Conteúdo relacionado