Reforma AdministrativaNotíciasPolítica

Como a reforma administrativa atinge aposentados? Confira intervenção de David Lobão em coletiva do Fonasefe

Postagem atualizada em 12/02/2021 às 0h27

O Fonasefe realizou, no dia (05/11), uma coletiva de imprensa virtual pautando a luta dos servidores públicos contra a Reforma Administrativa e o motivo do fórum não se reunir com o governo. Ao longo do debate virtual, dirigentes de várias entidades responderam perguntas sobre os impactos da PEC 32/20. O coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, comentou os prejuízos da Reforma para os servidores aposentados, as novas formas precárias de contratação (que ignoram o princípio da organização social) e quais seriam as mudanças necessárias no serviço público atualmente.


Morte das carreiras
“As carreiras serão congeladas e isso significa congelamento de salários. Esses servidores que estão aposentados sofrerão exatamente igual aos que estão hoje na ativa, por conta da paridade. As carreiras atuais estão ameaçadas. Não tenho dúvidas que se uma outra pessoa for contratada para fazer o que eu faço por outra regra minha carreira corre o risco de morrer” explica Lobão.

Servidor, à serviço de quem?
O coordenador comenta ainda que a PEC prevê formas de contratação que colocarão os trabalhadores à serviço de políticos, e não da sociedade. “Teremos servidores públicos que terão como ‘patrão’ não a sociedade, mas aquele político que o indicou”, comenta o coordenador.

Mudanças importantes
“Desde a greve de 2012 defendemos um redimensionamento das carreiras, de forma a atender as necessidades população adequadamente. Precisamos de carreiras estruturadas para que o Estado fique realmente à serviço do povo, em especial daquelas pessoas que mais precisam”, finaliza Lobão.

Conteúdo relacionado