Reforma AdministrativaNotíciasPolítica

Frentes Parlamentares de direita articulam apoio a Lira por Reforma Administrativa

Postagem atualizada em 28/08/2023 às 13h42

As entidades classistas do serviço público estão em alerta e convocam suas bases ao estado de mobilização! O motivo é que o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), continua com sua cruzada de chantagem contra o Governo Lula e quer retomar a tramitação da proposta de Reforma Administrativa (PEC 32/2020) do (des)governo Bolsonaro.

No momento, Frentes Parlamentares de direita articulam ações para demonstrar apoio à discussão da PEC 32/2020 no Congresso Nacional, a qual foi defendida recentemente em declarações públicas feitas por Arthur Lira. A ideia é apresentar um Manifesto Público reunindo algumas das maiores Frentes de direita no Congresso em defesa da Reforma.

Uma Reforma Administrativa não está entre as prioridades do Governo Lula. A proposta da PEC 32/2020 já foi rechaçada em várias falas da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que é “ilusório” atribuir à Reforma Administrativa uma grande capacidade de redução das despesas públicas no curto prazo.

Mas esse projeto nefasto conta com apoio massivo de parlamentares da direita no Legislativo (Câmara e Senado) e do Mercado (que quer o desmantelamento dos serviços públicos para lucrar com sua privatização).

Discursos das Frentes de direita

O presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), deputado Joaquim Passarinho (PL-PA), já conta com apoio de pelo menos outros quatro grupos de deputados e senadores, como a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS) e a recém-criada Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.

“É importante mostrar que essa agenda tem respaldo no Congresso e que o presidente Arthur Lira não está sozinho nessa defesa”, disse Passarinho.

Outra das principais bancadas temáticas do Congresso, a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), também deve declarar apoio à PEC 32/2020.

“A Reforma Administrativa é fundamental, ainda mais depois da aprovação do Marco Fiscal, em que há muito mais esforço do Governo em aumentar gastos do que em cortar custos”, afirmou o deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA.

Discurso de Lira

Na última segunda-feira (21/08), Arthur Lira esteve em São Paulo-SP e declarou que é preciso “discutir despesas, já que não podemos aumentar impostos”. Completou com: “precisamos que o Governo se debruce sobre esse tema, não vamos tirar direito de ninguém, mas precisamos ter uma despesa mais controlada”.

Vamos à luta

Os discursos acima provam o que já sabíamos: Lira e seus correligionários enxergam investimento em serviços para o povo como gastos que precisam de um limite.

A Reforma Administrativa não tem apoio da maioria da nossa população e, além de afetar diretamente o serviço público, traz consigo deformações como:

  • desvalorização do trabalho;
  • terceirização;
  • fim da estabilidade;
  • boicote da proteção do interesse público.

Sob o falso argumento de modernização, a Reforma Administrativa, se aprovada, resultaria no desmantelamento dos serviços públicos, no fim dos concursos e na flexibilização da estabilidade de servidores e servidoras.

Não podemos permitir que a chantagem e a pressão política sejam utilizadas para impor uma PEC que prejudica direitos e garantias de servidores públicos e de toda a população que necessita dos serviços públicos.

Precisamos derrotar, de uma vez por todas, a Reforma Administrativa! Vamos à luta!

Leia também

Conteúdo relacionado