CoordenaçõesNotícias

Inclusão e acessibilidade: sindicato adquire cadeira de rodas

Postagem atualizada em 26/05/2023 às 10h32

O SINASEFE concluiu, no último dia 18/05, a aquisição de uma cadeira de rodas para a entidade. Objetivo da medida, além de aumentar a inclusão e a acessibilidade no sindicato, é incentivar a participação e acolher adequadamente sindicalizados(as) nas atividades.

Especificações

A secretária de inclusão e acessibilidade, Luisa Senna, explica o processo de aquisição da cadeira, detalhando as especificações técnicas do objeto. “Visando aumentar a inclusão e priorizando a economicidade, em favor do binômio custo x benefício, solicitamos a aquisição de uma cadeira de rodas para a sede do SINASEFE, em Brasília-DF. Esse pedido foi aprovado por unanimidade em reunião de DN e desde então fizemos uma busca muito grande por uma cadeira que fosse leve, permitisse deslocamento autônomo ou auxiliado. Dos diversos modelos disponíveis optamos por um com dimensão média, com 46cm de acento, 68cm de largura total, fechamento em X, rodas removíveis com proteção de raios, assento com espuma ortopédica de 5cm. Ela suporta até 120Kg para um uso de longa duração e mais de 120 kg para curtos períodos, além de caber num porta-malas de 480 litros)” explica Luisa. “Conseguimos fazer essa aquisição ao custo de R$ 2.500,00, um preço R$ 300,00 abaixo do preço de mercado praticado, vale ressaltar que a atuação da nossa funcionária Raquel C. Kotnick foi fundamental para essa negociação de preços” complementa.

Adequações

A coordenação de inclusão e acessibilidade também mediu os espaços para circulação dessa cadeira, nessas dimensões, na casa do sindicato (em reforma no momento), e na sede. “É importante ressaltar que a sede do sindicato ainda apresenta barreiras físicas arquitetônicas que dificultam o acesso com cadeira de rodas pelo ambiente internamente, sendo necessário passar pela área comum para acessar as salas de coordenação. A pasta de acessibilidade já informou e solicitou a necessidade de adequação do espaço, o que foi aprovado também por unanimidade, mas depende de orçamento“, ressaltaram as integrantes da coordenação, Luisa e Sônia. “Incentivamos as seções a avaliar a necessidade de aquisição de cadeiras de rodas e, enquanto pasta de inclusão e acessibilidade, nos dispomos a auxiliar nesse processo” destacam.

Levantamento PCD/TEA

A coordenação de inclusão também destaca a importância das seções sindicais responderem ao levantamento do SINASEFE lançado em abril. “Reafirmamos a necessidade do levantamento de filiados(as) PCD/TEA nas seções. Até o presente momento recebemos o retorno de 9 das 91 seções“, ressaltam.

Conteúdo relacionado