Reforma AdministrativaNotícias

Mobilização contra a PEC 32/2020 segue com intensa participação do SINASEFE: veja o resumo das atividades da 6ª Jornada de Lutas

Postagem atualizada em 29/10/2021 às 11h32

Entre os dias 25 e 28 de outubro, lutadoras e lutadores de várias seções sindicais e da Direção Nacional do SINASEFE reforçaram as mobilizações contra a PEC 32/2020. Uma ação performática no Aeroporto de Brasília, na terça-feira (26/10), denunciou publicamente o presidente da Câmara, Arthur Lira. Na quarta-feira as manifestações contaram com a presença de parlamentares contrários à Reforma Administrativa. No Dia da Servidora e do Servidor Pública(o), último dia da 6ª jornada, as entidades realizaram uma caminhada com ato frente ao Congresso Nacional.

A Direção Nacional do SINASEFE saúda a todas e todos que se mobilizaram e reafirma a importância da categoria continuar as atividades ostensivas contra a PEC 32/2020: unidos vamos derrotar o projeto de destruição dos serviços públicos!

Segunda-feira (25/10)

Foi realizado ato contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek na tarde de segunda-feira, dia 25 de outubro. Várias seções sindicais e integrantes da Direção Nacional estiveram presentes na manifestação, que também reuniu diversos sindicatos e centrais sindicais.

Também na segunda-feira (25/10), a seção sindical Monte Castelo se mobilizou junto com sindicatos locais em São Luís-MA e realizou um ato no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, na capital Maranhense.

Terça-feira (26/10)

“Arthur Lira” desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília-DF para entregar o dinheiro destinado à compra de deputados para votarem a favor da Reforma Administrativa (PEC 32/2020). A ação performática com um grande totem representando o deputado aconteceu na manhã desta terça-feira (26/10), no Aeroporto de Brasília. O protesto aconteceu no dia em que chegaram à capital todos parlamentares que retornam para participar presencialmente das sessões, o que não acontecia desde o início da pandemia.

Ainda durante a terça-feira (26/10) os trabalhadores continuaram a mobilização nas proximidades da Câmara.

Quarta-feira (27/10)

Na tarde de quarta-feira (27/10) lutadoras e lutadores fizeram uma manifestação nas proximidades da Câmara dos Deputados, no Anexo 2. Deputadas e deputados federais contrários à PEC 32/2020 também participaram da atividade.

A Direção Nacional do SINASEFE e representantes das seções sindicais estiveram presentes fortalecendo o ato em defesa do serviço público.

Participaram, dentre vários parlamentares, a deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), deputado Paulo Pimenta (PT-RS), deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

Quinta-feira (28/10)

No dia nacional em defesa do serviço público (28/10), servidores públicos de diversas categorias fizeram ato em Brasília contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).

Os trabalhadores se posicionaram no gramado em frente ao Congresso Nacional e formaram uma frase em que se lê “Não À PEC 32!”.

O ato também reforçou a defesa do serviço público, gratuito e de qualidade, além de ser contra as privatizações.

Ainda na quinta-feira (28/10) foram realizadas diversas atividades nas bases do sindicato nacional, destacando a importância das(os) servidoras(es) públicas(os) e de suas lutas. Uma live conjunta das centrais e sindicatos também foi ao ar:

Conteúdo relacionado