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Os impactos do Novo Ensino Médio nos Institutos Federais: ouça o podcast!

Postagem atualizada em 23/10/2023 às 17h10

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF Sul), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), avaliou como o Novo Ensino Médio (lei nº 13.415/2017), em fase de discussão no Brasil, pode afetar a proposta de formação integrada (Ensino Médio Integrado) atualmente oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o país.

Na avaliação do professor do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Unicamp, Lucas Barbosa Pelissari, integrante do projeto de pesquisa, uma das preocupações é que a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, prevista como um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, acabe por restringir a formação às demandas do mercado de trabalho, sobretudo para estudantes oriundos de classes sociais menos favorecidas.

Ouça o podcast

Fique por dentro da análise dessa pesquisa ouvindo o podcast Humanamente de 27 de setembro via Spotify, que traz uma faixa de 9min51sec sobre o assunto:

Sobre a pesquisa

A pesquisa “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, contemplada com a chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq, é coordenada pela professora Maria Raquel Caetano (IF Sul).

Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.

Ficha técnica do podcast

Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro

Sonorização: Gilberto Vianna

Edição executiva: Washington Castilhos

Coordenação: Luisa Massarani

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* Matéria produzida com conteúdo do Humanamente/Fiocruz