Postagem atualizada em 23/10/2023 às 17h10
Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF Sul), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp), avaliou como o Novo Ensino Médio (lei nº 13.415/2017), em fase de discussão no Brasil, pode afetar a proposta de formação integrada (Ensino Médio Integrado) atualmente oferecida pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o país.
Na avaliação do professor do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da Unicamp, Lucas Barbosa Pelissari, integrante do projeto de pesquisa, uma das preocupações é que a Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, prevista como um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, acabe por restringir a formação às demandas do mercado de trabalho, sobretudo para estudantes oriundos de classes sociais menos favorecidas.
Ouça o podcast
Fique por dentro da análise dessa pesquisa ouvindo o podcast Humanamente de 27 de setembro via Spotify, que traz uma faixa de 9min51sec sobre o assunto:
Sobre a pesquisa
A pesquisa “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, contemplada com a chamada nº 40/2022, do Edital Pró-Humanidades do CNPq, é coordenada pela professora Maria Raquel Caetano (IF Sul).
Saiba mais sobre a pesquisa clicando aqui.
Ficha técnica do podcast
Roteiro e apresentação: Alessandra Ribeiro
Sonorização: Gilberto Vianna
Edição executiva: Washington Castilhos
Coordenação: Luisa Massarani
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* Matéria produzida com conteúdo do Humanamente/Fiocruz