Notícias

SINASEFE debate Greve Salarial em reunião com o Conif

Postagem atualizada em 14/03/2022 às 17h07

O SINASEFE se reuniu na tarde desta sexta-feira (11/03) com membros da nova direção do Conif, em encontro virtual realizado via plataforma Zoom.

A reunião ocorreu em clima amistoso e teve apenas um ponto de pauta: debateu a possibilidade de uma Greve Salarial da base do SINASEFE, buscando informações de como as reitorias dos Institutos Federais (IFs) agiriam numa possível situação sobre corte de ponto dos servidores grevistas.

Na avaliação do sindicato, o encontro foi positivo, visto que a resposta das reitoras presentes no debate veio no sentido de entender que tanto a greve como a recomposição salarial cobrada pelo sindicato são direitos dos trabalhadores da Educação Federal.

Entretanto, as reitoras informaram que isso não é, ainda, uma posição coletiva do Conif, visto que a nova direção do Conselho apenas se reunirá para debater o assunto no dia 22 de março.

O SINASEFE pediu, então, um espaço de fala na reunião do Conif de 22/03, na tentativa de buscar o convencimento das reitorias pelo respeito ao direito de greve da categoria, assim como solicitou uma nova reunião, mais longa, para rediscutir direito de greve e luta salarial e também discutir:

  1. os cortes no orçamento da Rede Federal de Ensino;
  2. os ataques aos cursos integrados dos IFs (com a aplicação da Reforma do Ensino Médio);
  3. e a recuperação pedagógica dos estudantes no retorno ao ensino pós-pandemia.

Participantes

Pela Direção Nacional (DN) do SINASEFE, estiveram presentes David Lobão (coordenador geral), Elenira Vilela (secretária de políticas educacionais e culturais) e Weliton Bispo (suplente). Pelo Conif, estiveram presentes Deborah Santesso (reitora do IFMT), Maria Leopoldina (reitora do IF Sertão-PE) e Nídia Heringer (reitora do IF Farroupilha).