Notícias

SINASEFE participou de manifestação contra o Marco Temporal

Postagem atualizada em 31/08/2023 às 17h01

O SINASEFE esteve nas ruas de Brasília-DF nesta quarta-feira (30/08), demonstrando novamente o apoio do sindicato às lutas dos povos indígenas contra o Marco Temporal.

Se de um lado o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento sobre o Recurso Extraordinário (RE) 1017365, com repercussão geral (Tema 1031), debatendo o Marco Temporal; de outro centenas de manifestantes se reuniram para protestar em defesa do direito à terra dos povos originários, em um momento de luta, ancestralidade e muita resistência!

Mais de 550 indígenas de diferentes etnias se concentraram na Biblioteca Nacional (Esplanada dos Ministérios) e caminharam, em marcha, até o STF (Praça dos Três Poderes), onde acompanharam por um telão a sessão do julgamento na Suprema Corte.

Vários movimentos sociais e sindicatos (dentre os quais, o SINASEFE) reforçaram a marcha dos indígenas, apoiando o movimento com palavras de ordem, faixas, cartazes e participando dos cantos tradicionais que deram a tônica do ato.

Fotos

Veja as fotos do ato de 30/08 contra o Marco Temporal disponíveis em nossa galeria:

Representação do SINASEFE

O SINASEFE foi representado na atividade por Camila Félix (secretária de combate às opressões) e Fernanda Rosá (3ª suplente da Direção Nacional). Cleiton da Silva (coordenador do Sindsifpe) também esteve no ato.

Votação no STF

Na sessão de ontem (30/08) do julgamento, foi lido o voto do ministro “terrivelmente evangélico” André Mendonça, que infelizmente (e como já se era esperado) votou a favor do Marco Temporal, empatando o julgamento em 2×2.

Além de Mendonça, votaram os ministros Edson Fachin (relator) e Alexandre de Moraes pelo direito atemporal à ocupação tradicional das terras; e o ministro Nunes Marques, que defendeu a tese do Marco Temporal.

Luta continua

Para o SINASEFE, a defesa dos povos indígenas é uma bandeira muito cara. O sindicato continuará vigilante e atuante nessa defesa, até que o direito à terra para os indígenas seja garantido e a tese do Marco Temporal seja derrotada.

Conteúdo relacionado