Notícias

Defesa da Educação Pública: sindicato participa de mobilizações em Brasília-DF

Postagem atualizada em 15/08/2023 às 13h00

O SINASEFE participou, na última quarta-feira (09/08), de mobilizações realizadas em Brasília-DF em defesa da Educação Pública. No período matutino a atividade foi nas imediações do Ministério da Educação (MEC), durante a tarde foi realizado um ato próximo do Congresso Nacional. Dentre as principais reivindicações das atividades estavam a revogação do “Novo” Ensino Médio (NEM), o adequado investimento na Educação Pública, a desmilitarização das escolas e o pagamento do piso do Magistério e a educação inclusiva.

Abraço de pressão no MEC

Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a atividade realizou um abraço simbólico de pressão ao MEC. Lutadores(as) da educação, tanto trabalhadoras(es) quanto estudantes, vindos(as) de várias partes do país deram as mãos e entoaram palavras de ordem.

“Estamos a aqui defendendo também a valorização dos(as) trabalhadores e trabalhadoras da educação com valorização profissional e a defesa do piso nacional do magistério” destacou Elenira Vilela, coordenadora geral do SINASEFE. Assista:

Participaram deste ato no MEC: David Lobão (coordenador geral do SINASEFE), Denilza Frade (2° tesoureira do SINASEFE e plantonista), Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE e plantonista) e Matheus Santana (secretário de comunicação do SINASEFE). Confira imagens:

Ato no Congresso Nacional

No período vespertino, a atividade contou com várias falas contra os ataques à Educação Pública, principalmente os oriundos do (des)governo Bolsonaro e dos parlamentares de direita do Congresso Nacional. Parlamentares de esquerda defenderam, dentre outras pautas, a revogação do “Novo” Ensino Médio (NEM), o adequado investimento na Educação Pública, a desmilitarização das escolas e o pagamento do piso do Magistério.

Elenira Vilela (coordenadora geral) e Lucrécia Iacovino (coordenadora de pessoal técnico-administrativo) representaram o SINASEFE na atividade. Veja imagens:

Jornada de lutas

Reunida na noite desta terça-feira (01/08), a Direção Nacional (DN) do SINASEFE definiu uma agenda de lutas e mobilizações no âmbito da Campanha Salarial 2024. O colegiado chamou as seções sindicais para diferentes mobilizações entre 8 e 10 de agosto. O Ato Nacional em Defesa da Educação Pública integrou esta jornada.

Conteúdo relacionado