PLOA 2023Reposição Salarial Já!NotíciasPolítica

Jornada de Luta do Fonasefe: confira o resumo das atividades realizadas de 01 a 05/08, em Brasília-DF

Postagem atualizada em 18/08/2022 às 17h17

Na semana passada, entre os dias 1º e 5 de agosto, o Fonasefe e suas entidades (dentre as quais o SINASEFE) realizaram uma Jornada de Luta em Defesa dos Serviços Públicos e da Democracia, que reuniu centenas de servidores federais em atividades para as defesas dos serviços públicos e da democracia brasileira.

Como destaques, tivemos uma reunião com o Ministério da Economia, para tratar da inclusão de recursos para a recomposição salarial do funcionalismo federal na LOA de 2023; e uma Reunião Ampliada das entidades do Fonasefe, que iniciou a preparação das próximas lutas do Fórum.

O SINASEFE e várias seções sindicais marcaram presença nas ações que aconteceram na capital federal. Veja abaixo um resumo de tudo:

Segunda-feira (01/08)

Reunião técnica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reuniu entidades fiscalizadoras do processo eleitoral de 2022. Veja as fotos:

Terça-feira (02/08)

Mobilização no Aeroporto de Brasília-DF, que contou com a participação da Direção Nacional (DN) e de seções sindicais do SINASEFE. Veja as fotos:

Mobilização do SINASEFE e das seções sindicais no Aeroporto de Brasília-DF.
Mobilização no Aeroporto de Brasília-DF: “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula! Reajuste, já! A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria!”
Confirmação da reunião do Fonasefe com o Ministério da Economia.

Ato em defesa das eleições e contra a violência política, realizado no Plenário 3 do Senado Federal. Na ocasião, foi lançada uma Carta da Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral, entregue ao presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Veja as fotos:

Vídeo da íntegra do ato em defesa das eleições e contra a violência política, realizado no Plenário 3 do Senado Federal.
Deputado Alencar Santana (PT-SP) comentou o pedido de seu partido ao TSE para que o porte de armas seja proibido no dia do pleito (exceto para agentes de segurança).
Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) comentou a importância da coalizão diante das ameaças que se intensificam com a aproximação do período eleitoral.
Maíra Martins (secretária de Políticas para Mulheres do SINASEFE) conversou com o deputado federal Alencar Santana (PT-SP) durante o Ato em defesa das eleições e contra a violência política.

Ato realizado em frente ao Ministério da Economia, com objetivo pressionar o Governo Federal para que haja previsão de reajuste da remuneração do serviço público federal na LOA de 2023. Veja as fotos:

Reunião das entidades do Fonasefe com o Ministério da Economia, para tratar da recomposição salarial dos servidores públicos federais. Veja as fotos:

Informe das entidades do Fonasefe sobre a reunião com o Ministério da Economia para tratar da recomposição salarial dos servidores públicos federais.
Informe do SINASEFE sobre a reunião com o Ministério da Economia para tratar da recomposição salarial dos servidores públicos federais.

Quarta-feira (03/08)

Ato em defesa dos serviços públicos e da democracia, realizado no Plenário 12 da Câmara dos Deputados. Veja as fotos:

Ato em defesa dos serviços públicos e da democracia, que aconteceu no Plenário 12 da Câmara dos Deputados.
Deputado Glauber Braga (PSOL -RJ) participou do ato, saudando os trabalhadores por toda mobilização e luta. Ele também reafirmou que não retira as críticas feitas ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Elenira Vilela (coordenadora geral) fez uma intervenção representando o SINASEFE no ato em defesa dos serviços públicos e da democracia.
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) demonstrou seu apoio às lutas em curso dos servidores públicos federais, em declaração que concedeu ao secretário-adjunto de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE, Manoel Porto Júnior.

Ato em defesa da democracia e do processo eleitoral, realizado na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Veja as fotos:

Quinta-feira (04/08)

Reunião Ampliada do Fonasefe, realizada de maneira híbrida (presencial e online) na sede da Fenajufe. Veja as fotos:

Maíra Martins (secretária de Políticas para Mulheres do SINASEFE) fez a saudação do sindicato na abertura da Reunião Ampliada do Fonasefe.
Avaliação das atividades da Jornada de Luta em Defesa dos Serviços Públicos e da Democracia, feita pela DN e seções sindicais, na sede do SINASEFE.

Conteúdo relacionado