Campanha Salarial 2024Notícias

Jornada de Lutas Contra o Calabouço Fiscal: 20 a 22/06

Postagem atualizada em 22/06/2023 às 13h44

O Fonasefe realiza nesta semana, em Brasília-DF, uma Jornada de Lutas Contra o Calabouço Fiscal (PLP 93/2023), com atividades previstas para o período de 20 a 22 de junho.

Contexto político

A política do Teto de Gastos (EC 95/2016), mantida pelo Arcabouço Fiscal, coloca em risco os compromissos de campanha do Governo Lula, pois ameaça gravemente a construção de políticas sociais tão necessárias após seis anos de abandono (período dos governos Temer e Bolsonaro).

O SINASEFE e as entidades do serviço público sabem que somente um serviço público fortalecido pode atender às necessidades do povo mais necessitado.

Por isso, as entidades de classe do funcionalismo federal estiveram, durante a semana passada, questionando e dialogando com os senadores sobre a importância de garantir um serviço público forte e ativo, alertando que isso não será possível caso o PL do Arcabouço Fiscal seja aprovado.

Jornada de Lutas

Hoje (20/06) começou a Jornada de Lutas Contra o Calabouço Fiscal, que terá seu ápice no dia 21 de junho, com a realização de um Dia Nacional de Mobilização Contra o Arcabouço Fiscal.

O início das atividades desta Jornada teve a realização de um ato das entidades do Fonasefe na Audiência Pública da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, que visou pressionar os parlamentares a votar contra o PLP 93/2023.

O SINASEFE foi representado na atividade por Artemis Martins (coordenadora geral), Diego Rodolfo (1º tesoureiro) e Karla Bertotti (secretária-adjunta de inclusão e acessibilidade). Veja fotos* abaixo:

Para amanhã (21/06), SINASEFE e Fonasefe orientam que suas bases organizem mobilizações nos locais de trabalho, com a leitura da Carta Aberta aos Parlamentares do Congresso Nacional e ao Povo Brasileiro.

Veja abaixo o documento, lançado ontem (19/06) pelo Fonasefe, na íntegra:

Vamos à luta!

SINASEFE e Fonasefe estão na luta em defesa dos servidores, dos serviços públicos e do povo brasileiro; e conclamam toda a sociedade à construção de um movimento unitário de resistência contra o Arcabouço Fiscal.

Se o lema é reconstruir o Brasil, o Arcabouço Fiscal não cabe!

Conteúdo relacionado

* Fotos: Halanna Andrade (Andes-SN)