JurídicoNotíciasPolítica

SINASEFE assina pedido de impeachment de Ibaneis Rocha

Postagem atualizada em 14/01/2023 às 13h40

O SINASEFE participou, como entidade signatária, do pedido de impeachment apresentado contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

O texto foi finalizado na última segunda-feira (09/01), por entidades da sociedade civil como partidos políticos, entidades sindicais, entidades estudantis, parlamentares e lideranças políticas. Ao todo, 48 nomes (entre entidades e pessoas físicas) assinam a “denúncia para abertura de processo de impeachment”.

A sustentação do pedido é a mesma que o Supremo Tribunal Federal (STF) já utilizou para afastar Ibaneis do cargo de governador: a omissão dolosa do Chefe do Executivo do Distrito Federal em relação aos atos terroristas de domingo (08/01), nos quais bolsonaristas depredaram as sedes dos Três Poderes da República numa tentativa de Golpe de Estado.

“Houve clara e nítida omissão e negligência por parte do Governador que não fez a proteção das instituições brasileiras. Essa invasão anunciada se apresenta com conivência e apoio do Governador, vez que nada fez para evitar o ato terrorista previamente anunciado”, sustenta o pedido.

Veja abaixo o texto integral que foi protocolado junto à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

Baixe aqui o pedido de impeachment contra Ibaneis Rocha visível acima (formato PDF).

Conteúdo relacionado