ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ – Resumo do 5º dia

Postagem atualizada em 08/07/2023 às 19h34

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ), realizado em Maceió-AL com o tema “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”, teve seu quinto e último dia de atividades neste domingo (26/03).

Neste quinto dia (26/03), tivemos o desfecho do Encontro com uma apresentação cultural e com a Plenária Final. Leia abaixo o resumo dessas atividades:

Apresentação

Às 9h10min, o dia de trabalhos teve início com a apresentação artística de Natalhinha Marinho, que fez uma apresentação voz e violão de canções conhecidas e autorais na batida do reggae.

Plenária

A Plenária Final do 2º ENNIQ foi aberta por volta das 9h30min, conduzida por membros da Comissão Organizadora do Encontro.

O conteúdo debatido pelos quatro Grupo de Trabalhos (GTs) de ontem (25/03) foi sistematizado e apresentado na Plenária para deliberação.

Na primeira votação, foi aprovado com 46 votos a favor e 29 votos contrários (havendo também 23 abstenções) que apenas pessoas negras, indígenas e quilombolas poderiam votar na Plenária Final do 2º ENNIQ.

Dentre as deliberações posteriores da Plenária, foi aprovado que o próximo ENNIQ seja um evento das pessoas racializadas, com a participação exclusiva destas pessoas, sejam negras, negros, indígenas, quilombolas e povos tradicionais da terra.

Outra importante deliberação foi a retomada do GT do SINASEFE Identidade de Gênero e Orientação Sexual, Raça, Etnia e Trabalho Infantil, que teve sua última reunião em 14 e 15 de maio de 2015.

O SINASEFE também exigirá, dentre outras coisas, a efetivação de uma política do Governo Federal para acesso, permanência e êxito de estudantes negros, negras, indígenas, quilombolas e de povos tradicionais da terra dentro das Instituições Federais de Ensino (IFEs).

Veja o vídeo da Plenária:

Plenária Virtual

Pelo adiantar do horário e impossibilidade de concluir todas as votações dentro do tempo inicialmente previsto (até às 12 horas), ficou aprovado na Plenária Final do 2º ENNIQ que os itens não votados serão remetidos, em breve, a uma Plenária Virtual para finalização das deliberações do Encontro.

Divulgações em breve

O conteúdo completo das deliberações, assim que for organizado pela Comissão Organizadora, será disponibilizado aqui em nosso portal.

Tudo que foi encaminhado pela Plenária do 2º ENNIQ também será remetido a uma Plenária Nacional do SINASEFE, para aprovação e transformação em encaminhamentos políticos oficiais do sindicato.

Fotos

Veja abaixo mais fotos do quinto dia do 2º ENNIQ disponíveis em nossa galeria de imagens:

Conteúdo relacionado

* Por questões logísticas do Decom do SINASEFE, esta matéria foi encerrada às 11h40min, com a Plenária Final ainda em andamento.
** Matéria editada às 17h30min de 07/07/2023 com inserção de vídeo