Confederação de Educadores AmericanosNotícias

CEA realiza 1ª Reunião Ordinária de seu novo Conselho Executivo

Postagem atualizada em 23/01/2023 às 12h16

O SINASEFE vai participar, no próximo dia 01/02, da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Executivo da Confederação de Educadores Americanos (CEA).

Atual representante do sindicato nacional na CEA, o secretário-adjunto de políticas educacionais e culturais, Manoel Porto Jr, participará desta atividade internacional. Manoel integra o Conselho Executivo da CEA, atuando no Colegiado de Assuntos Educativos da Confederação.

A reunião acontecerá em Cuba, paralela ao Congresso Internacional Pedagogia 2023, que em sua 18ª edição terá como tema: “Unindo educadores por um mundo melhor”.

Reunião preparatória

No último dia 20/01, a CEA realizou uma reunião preparatória virtual, tratando, dentre outros temas, da dinâmica de trabalho permanente do Conselho Executivo da CEA e dos recursos materiais para funcionamento da organização.

Participação brasileira

Atualmente as entidades sindicais brasileiras na CEA ocupam, em sistema de rodízio, três cargos no Conselho Executivo. Para construir coletivamente a intervenção do Brasil, foi criado um grupo com sete representantes de cada entidade (SINASEFE, Fasubra e Contee), que realizou sua primeira reunião virtual em 17/01. As vagas do Brasil na Executiva da CEA são:

  1. uma Presidência Colegiada (no primeiro ano de gestão, será ocupada pela Fasubra);
  2. uma vaga no Colegiado de Assuntos Educativos (no primeiro ano de gestão, será ocupada pelo SINASEFE);
  3. uma vaga no Colegiado de Diversidade e Inclusão (no primeiro ano de gestão, será ocupada pela Contee).

Histórico

O SINASEFE já esteve na Executiva da CEA diversas vezes, recentemente, esteve em 2019 (temporariamente). Leia mais sobre essa participação recente aqui.

O sindicato também participou, recentemente, do XXI Congresso da CEA, com uma das delegações mais representativas do Brasil. Confira: resumo e fotos da atividade, relatório oficial da delegação e o vídeo com informe da participação.

Conteúdo relacionado