Notícias

Dia do Professor e da Professora

Postagem atualizada em 15/10/2019 às 16h03

A conjuntura para os educadores e os defensores da Educação Pública é extremamente desfavorável. A realidade de abusos e perseguições produzida pelo Movimento Escola Sem Partido se agudizou com Bolsonaro na Presidência da República e sua tentativa de imposição da Militarização do Ensino.

Alinhando isso com tantos outros ataques, como os cortes orçamentários, as ameaças de demissão e privatização em vias de acontecer com o Future-se, vemos um mercado no qual o papel dos professores tem se ampliado cada vez mais – assim como a cobrança sobre eles! – e, na contramão disso, os direitos da categoria são cada vez mais reduzidos e precarizados.

Daí o questionamento que surge para este 15 de outubro, Dia do Professor e da Professora, é: comemorar o que?

É justamente pela realidade lamentável que vivenciamos que 15 de outubro, para o SINASEFE, é Dia de Luta pela valorização da Educação e dos educadores!

Não é este tratamento que mestres e mestras merecem e nosso sindicato nacional, como representante dos professores e das professoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, seguirá nas lutas pelas correções das distorções da carreira; pelo aumento e recomposição salarial; pela abertura de concursos públicos; por melhores condições de trabalho e de vida; dentre outros anseios e bandeiras que estendemos.

Homenagens anteriores