Notícias

Movimentos retomam articulação de atuação unitária

Postagem atualizada em 08/09/2023 às 15h46

O SINASEFE participou, nesta quinta-feira (31/08), de uma reunião de articulação unitária dos movimentos populares, mais de 70 entidades participaram. Lutadores(as) dos movimentos do campo, de mulheres, sindical, popular, indígena e estudantil debateram pautas comuns e sugestões de datas de lutas unificadas. Em breve serão divulgados agenda e encaminhamentos.

“Essa articulação é uma retomada muito importante para reivindicação dos direitos da população de uma maneira geral, principalmente da classe trabalhadora do campo e da cidade. Então, são duas frentes que se juntaram, que é a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo, duas frentes que congregam uma série de movimentos, partidos e sindicatos” explica Andréa Moraes, secretária-adjunta de políticas para mulheres e participante da reunião. Ela comentou ainda que pautas como a luta contra o racismo (tanto em relação aos(às) negros(as) quanto aos indígenas), luta contra a LGBTIA+fobia, a defesa do meio ambiente e dos recursos naturais brasileiros estão entre as que unificam diversas entidades. “Pautas econômicas, como a questão da luta pela redução dos juros, pela taxação das grandes fortunas, isso foi apontado. E questões como o combate ao fascismo, ainda vigente nos dias atuais” destacou Andréa.

“Ganhar as eleições, e derrotar Bolsonaro, era algo extremamente necessário. Até agora, cada movimento acabou olhando mais para ‘seus pedaços’ da conjuntura e não tínhamos uma articulação pra fazer um debate geral sobre o futuro do país, e isso impactou nas mobilizações unitárias. No entanto, perdemos as eleições nos estados e no congresso nacional e não derrotamos o fascismo” comentou a coordenadora geral Elenira Vilela, que também participou da reunião.

Início da reunião

Raimundo Bonfim, integrante da Central de Movimentos Populares (CMP), iniciou a atividade explicando os objetivos da reunião, confira no vídeo:

Fotos

Participaram da reunião: Andréa Moraes (secretária-adjunta de políticas para mulheres e plantonista), Elenira Vilela (coordenadora geral e plantonista), David Lobão (coordenador geral) e Leewertton Marreiro (Sintef-PB), veja imagens:

Conteúdo relacionado