Reforma AdministrativaNotícias

Vitória do SINASEFE na Comissão de Educação da Câmara

Postagem atualizada em 03/12/2021 às 13h01

Nesta quarta-feira (01/12), durante as atividades da 11ª Jornada de Lutas em Defesa dos Serviços Públicos, tivemos uma grande vitória do SINASEFE e suas seções sindicais na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com a aprovação do pedido de revogação da Portaria 983/2020 do Ministério da Educação (MEC) – que teve apenas dois votos contrários: da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) e do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

A Portaria do MEC ataca a autonomia das Instituições Federais de Ensino (IFEs) e afasta os Institutos Federais (IFs) da pesquisa e extensão acadêmica. A luta contra ela, contudo, ainda continua, pois sua plena revogação só acontecerá com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

Parte da tramitação do PDL já aconteceu na Câmara Federal: ele passou pela Comissão de Educação. Agora tramitará na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, irá aos plenários da Câmara e do Senado.

O SINASEFE seguirá atento e vigilante, na luta com professores, técnico-administrativos e estudantes para que a Portaria 983/2020 seja revogada e os IFs não tenham suas pesquisas e extensões prejudicadas.

Por uma Educação Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada: fora Bolsonaro!

Fotos

Confira abaixo as imagens da reunião da Comissão de Educação da Câmara de hoje (01/12) disponíveis em nossa galeria:

Conteúdo relacionado