Campanha Salarial 2024Notícias

Mobilização no MEC: entidades reforçam, pessoalmente, pedidos de audiência e mesa setorial

Postagem atualizada em 06/10/2023 às 22h28

SINASEFE e Andes-SN estiveram no Ministério da Educação (MEC) reforçando, pessoalmente, pedidos de audiência com o ministro Camilo Santana e de abertura das Mesas Setoriais. Representantes das entidades se mobilizaram, às portas do ministério, na manhã desta quinta-feira (05/10), entoando palavras de ordem e, em seguida, foram recebidas pelo Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE) do MEC, Mauricio Holanda Maia.

Mobilização

Desde segunda-feira (02/10), as entidades estiveram envolvidas numa nova Jornada de Lutas de Servidores(as) Públicos(as). Foram realizadas atividades em Brasília-DF e nas cinco regiões do país, levando as reivindicações da Campanha Salarial 2024 para as ruas. No âmbito da educação federal, servidores(as) paralisaram as atividades em diversas instituições educacionais.

Não é mole não, tem dinheiro para o Lemann mas não tem pra educação!destacaram os(as) lutadores(as) na ação de mobilização às portas do MEC, denunciando a destinação de recursos da educação pública para instituições da iniciativa privada.

Reunião

Durante a reunião, a representação das entidades reafirmou os pedidos, de ambas entidades, de audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana. Cobraram ainda a abertura da Mesa Setorial, prevista no Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), assinado desde julho de 2023.

O Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE) do MEC, Mauricio Holanda Maia, e a Coordenadora-Geral do Sistema Nacional da Sase e do Fórum Nacional de Educação (FNE), Alessandra de Assis, conversaram com as entidades, escutando algumas das reivindicações já apresentadas pelos sindicatos. Eles ressaltaram que as pautas tratam, majoritariamente, de assuntos da competência de outras secretarias do MEC e que as mesas setoriais serão os espaços adequados para debater diversas demandas

Dentre as pautas comentadas no encontro, o SINASEFE destacou a luta para vincular ao MEC (e às respectivas carreiras da educação federal) os(as) trabalhadores(as) das instituições de ensino ligadas ao Ministério da Defesa. “Não estão sendo realizados concursos de servidores civis nessas escolas, algumas fizeram há mais de 20 anos, e isso é um absurdo!” destacou Karla Bertotti, secretária-adjunta de inclusão e acessibilidade do SINASEFE.

“Nós sabemos que algumas demandas têm locais específicos do governo para serem tratadas, mas desde as primeiras tratativas, ainda com a equipe de transição, lá em 2022, que estamos formalizando nossas demandas, tanto de modo geral quanto de modo específico. O protocolo dos documentos já se deu repetidas vezes de modo virtual, seguindo os trâmites formais, mas essa entrega em mãos e essa reunião reforça a urgência do assunto e nos possibilita expressar o anseio de milhares de servidores(as)”, comentou a coordenadora geral do SINASEFE, Artemis Martins.

Em suas pautas de destaque, o Andes-SN reforçou a defesa da revogação da BNC-Formação, reivindicação também defendida pelo SINASEFE.

Confira o ofício entregue ao secretário Maurício Holanda (Protocolo digital nº 000244.0174917/2023):

Fotos

O SINASEFE esteve representado nas atividades pela coordenadora geral de plantão, Artemis Martins, pela secretária-adjunta de inclusão e acessibilidade, Karla Bertotti e pela 3ª suplente, Fernanda Rosá (na mobilização).

Conteúdo relacionado