Notícias

20/11: Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Postagem atualizada em 18/11/2022 às 18h36

O Brasil celebra no próximo domingo (20/11) o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi instituída no calendário oficial do país pela Lei nº 1.2519/2011, mas as primeiras atividades celebrativas do 20 de novembro foram registradas ainda em 1971. A data, além de homenagear o líder negro Zumbi dos Palmares (morto numa emboscada em 20/11/1695), busca fazer justiça à luta contínua de negras e negros brasileiros, num contraponto às comemorações “chapa branca” da falsa abolição (em 13/05). Projeto de lei, já aprovado no Senado, pretende transformar a data em feriado nacional, honrando em todo país a memória de um símbolo de luta e de emancipação das injustiças impostas por séculos contra a população negra.

O processo histórico de existência (e resistência) de pessoas negras no Brasil, além de contabilizar os longos, absurdos e repugnantes anos de escravização enfrenta ainda, mesmo em 2022, um profundo apagamento racista da memória deste período. Infelizmente, as narrativas que ainda se destacam em museus, nos livros didáticos e na mídia tradicional seguem reforçando o racismo ao invés de contribuir com a reparação histórica e urgente que a negritude necessita.

Além disso, em seu cotidiano, a população negra, burlando as duras estatísticas de morte e desemprego, ainda que empregada e concursada, enfrenta a discriminação e o racismo (estrutural e estruturante) em seus diversos locais de trabalho e estudo. Situações absurdas como o caso de um coquetel temático racista numa instituição da Rede Federal, infelizmente, não são poucas e juntas geram uma extensa e triste lista .

Não é diferente na Rede Federal de Educação, quantas e quantos gestoras(es) negras(os) você conhece? Qual a quantidade de docentes e TAEs negras(os) integram o corpo de trabalhadoras(es) de seu local de trabalho? Quais as ações antirracistas efetivas (tanto entre trabalhadores quanto para estudantes) estão em andamento em nossas escolas?

O SINASEFE, enquanto entidade classista e combativa, compreende a urgência da luta antirracista e segue em busca de fortalecer sua atuação diante desta batalha cotidiana contra o racismo. Dentre as ações mais recentes, além de criar a Coordenação de Combate às Opressões em 2017, a entidade realizou, em 2020, seu primeiro Encontro de Negras, Negros e Indígenas, reunindo representantes de dezenas de seções sindicais virtualmente. Em 2021, ainda diante das restrições da pandemia, o sindicato lançou uma série de vídeos pautando a luta antirracista, assista aqui.

Edital Novembro Negro

Buscando promover a valorização da identidade negra, da sua história e da sua produção intelectual e cultural, além de combater a opressão que atinge negras e negros, o sindicato nacional lançou no último dia 11/11, o Edital Novembro Negro. A iniciativa vai divulgar e apoiar financeiramente até oito projetos e recebe inscrições até 24/11, conheça aqui os detalhes.

2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ)

Em março de 2023 o SINASEFE realizará o seu 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ), em Maceió-AL, com o tema: “Malungas e Malungos, na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”. Antes disso, o sindicato vai realizar, no próximo dia 03/12, das 9h às 13h, uma plenária virtual para debater a organização do evento, inscreva-se aqui.

20/11: Vamos às ruas por um Brasil com democracia e sem racismo

Todos os anos, o Movimento Negro Brasileiro constrói um Novembro Negro de Lutas, com mobilizações e diversos tipos de ações de resistência que ocupam as ruas no dia 20 de novembro. O SINASEFE também aderiu à convocação em 2022, confira mais informações aqui.

Homenagens anteriores

Conteúdo relacionado