ENNIQEventosNotícias

2º ENNIQ: confira a Carta Final e os encaminhamentos aprovados

Postagem atualizada em 26/06/2023 às 12h09

O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ), realizado em Maceió-AL com o tema “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”, divulga a sua Carta Final e os seus encaminhamentos, aprovada e aprovados na Plenária Presencial de 26/03 e nas Plenárias Virtuais de 01/04, 04/04 e 05/04.

Deliberações tomadas por pessoas racializadas

Em respeito à primeira deliberação da Plenária Final Presencial de 26/03, apenas pessoas negras, indígenas e quilombolas votaram nas Plenárias Presencial e Virtuais do 2º ENNIQ.

Carta e Encaminhamentos

Baixe aqui a Carta Final e encaminhamentos do 2º ENNIQ que estão visíveis acima (arquivo em PDF).

Moção de repúdio

Baixe aqui a Moção de Repúdio que está visível acima (arquivo em PDF).

Destinação à Plenária Nacional

Tudo que foi encaminhado pelas quatro Plenárias do 2º ENNIQ será, agora, remetido a uma Plenária Nacional do SINASEFE para aprovação e transformação em deliberações políticas oficiais do sindicato. A previsão é de que isso ocorra na 181ª PLENA.

2º ENNIQ foi um sucesso!

O 2º ENNIQ reuniu 430 sindicalizadas(os) de 65 seções sindicais diferentes em seus cinco dias de atividades presenciais (22 a 26/03) e três dias de atividades virtuais (01, 04 e 05/04). Seis conferências temáticas, sete oficinas, quatro grupos de trabalho, dez apresentações artísticas/culturais, duas viagens históricas a povos tradicionais/originários e um buffet de confraternização marcaram a programação deste importante Encontro.

80% das(os) participantes eram negras(os), indígenas e/ou quilombolas. 18% eram brancas(os) e 1,6% se autodeclararam de outras etnias.

56% das participantes foram mulheres, 38,1% dos participantes foram homens e 5,9% das pessoas se identificaram como sendo de outras identidades de gênero.

14 pessoas com deficiência (PCDs) foram recebidas no evento. O Projeto Sinasefinho, que estava em sua 5ª edição, fez o acolhimento de 22 crianças.

Como deliberação da Plenária Final do 2º ENNIQ, será encaminhado à Plenária Nacional do SINASEFE a proposta de que o 3º ENNIQ seja realizado no Rio de Janeiro-RJ.

Para relembrar: momentos históricos do 2º ENNIQ

Visita à Aldeia Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios-AL. Assista abaixo:

Visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares-AL. Assista abaixo:

Resumo visual dos principais momentos do evento. Assista abaixo:

Conteúdo relacionado