Notícias

É grave, é greve! Entenda as deliberações da 162ª PLENA

Postagem atualizada em 11/07/2020 às 12h16

Além de reforçar o estado de greve do SINASEFE, a 162ª PLENA aprovou o indicativo de greve por tempo indeterminado na Educação Federal. A data de deflagração do movimento paredista será definida pelo Comando Nacional Unificado de Mobilização e Greve, composto por SINASEFE, Andes-SN e Fasubra. Estas deliberações levam em conta, como já noticiado, a pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades também defendida pelo sindicato nacional.

162ª PLENA aprovou:

  1. Indicativo de greve;
  2. Composição do Comando Nacional Unificado de Mobilização e Greve com SINASEFE, Andes-SN e Fasubra;
  3. Que esse Comando Unificado vai apontar a data de início da greve;
  4. Que as seções sindicais devem compor as reuniões do comando por meio do plantão de base.

Situação grave da Rede Federal de Educação
O SINASEFE já aponta, desde outubro de 2019, a importância de debater um movimento paredista por tempo indeterminado na Rede Federal. Dentre as reivindicações estão: defesa da Rede Federal de Educação; contra os cortes de verbas; contra a militarização da Educação; contra o Programa Future-se e em defesa das carreiras de técnico-administrativos e docentes da Rede Federal de Educação.

Pauta prioritária

Trabalhadoras e trabalhadores da Rede Federal de Educação definiram, entre os dias 14 e 15 de março, uma pauta prioritária de lutas para o próximo período. Fruto dos debates da 162ª PLENA, e do acúmulo histórico do SINASEFE, a pauta norteará a mobilização de Norte a Sul do país e a também a construção da greve por tempo indeterminado na Educação Federal.

Encaminhamentos, vídeos e atas
Encaminhamentos, atas e demais documentos da 162ª PLENA estarão disponíveis nos próximos dias.

Conteúdo relacionado