Notícias

15 de outubro: Dia do Professor

Postagem atualizada em 13/10/2023 às 16h23

No próximo domingo, dia 15 de outubro, teremos a passagem de mais um Dia do Professor, data bastante significativa para o nosso sindicato, que representa educadores da Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico em todo o país.

Para o SINASEFE, o dia 15 de outubro é mais uma oportunidade para saudar o valioso trabalho de todos que lidam cotidianamente com a educação de jovens, crianças e adultos. Mas, também, é uma data para questionamentos e para lutas.

O papel do educador tem se ampliado cada vez mais e, na contramão disso, os direitos da categoria são reduzidos e precarizados.

A desvalorização da carreira, os abusos e assédios no ambiente de trabalho, e a precarização cada vez mais evidente nas salas de aula, nos deixa um questionamento: “comemorar o que?”.

Desrespeito, desvalorização e precarização de direitos não são os tratamentos que os profissionais da educação merecem. Nosso sindicato nacional, mais do que denunciar isso, vai seguir na luta pela mudança completa dessa cenário.

Na representação dos docentes federais, nós lutamos pelas correções das distorções da carreira; por aumento e recomposição salarial; por aberturas de concursos públicos; e por melhores condições de trabalho.

Origem da data

No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei Educacional de 15 de outubro de 1827, assinada por Dom Pedro I. De acordo com essa lei, ficava estabelecido que, em todas as cidades do país, seriam construídas escolas primárias de ensino elementar – na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Contudo, a celebração pelo Dia do Professor começou somente 120 anos depois, em 1947, quando se formou a Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor, transformando o projeto na Lei Estadual de São Paulo nº 174.

A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo-SP. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por frases como “professor é profissão, educador é vocação” e “em educação, não avançar já é retroceder”. Nos anos seguintes, as escolas da capital paulista adotaram a ideia de que esse dia fosse dedicado aos profissionais da educação.

E, nacionalmente, o Dia do Professor foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo então Presidente João Goulart.

Homenagens anteriores