Notícias

Nosso ano 2020 em números

Postagem atualizada em 04/01/2021 às 16h29

Em 2020, diante da pandemia de COVID-19, cada uma e cada um de nós passou por algum tipo de mudança na rotina. Nossa entidade sindical também modificou suas práticas cotidianas e de mobilização para seguir lutando e defendendo os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Chegando ao final do ano, reunimos alguns números para relembrar um pouco de tudo que fizemos, desde nossas casas ou mesmo nas ruas, respeitando os protocolos de distanciamento social.

Lives
Apesar de já serem usadas ocasionalmente pelo SINASEFE, as lives se confirmaram como uma alternativa dinâmica e viável de debate ao longo dos nove meses em que nossas atividades presenciais estiveram suspensas neste ano. O sindicato nacional organizou e conduziu 94 transmissões ao vivo. Além destas, transmitimos dezenas de lives organizadas pelas nossas seções sindicais, pelo Fonasefe e por outras entidades da educação. Também retransmitimos lives internacionais, afinal, a luta em defesa da vida precisa superar fronteiras, especialmente nos países sul-americanos. Para conferir todo este conteúdo, você pode acessar os resumos semanais de lives, e/ou nosso canal de vídeos no YouTube: Canal Sinasefe.

Lives culturais: Sextou!
Com o objetivo de reforçar nossos laços de solidariedade de classe com trabalhadores e trabalhadoras da cultura, o SINASEFE lançou um projeto denominado Sextou. Entre abril e dezembro foram ao ar 34 edições de lives culturais. A maior parte delas levou para as casas das sindicalizadas e sindicalizados um pouco de música (forró, MPB, reggae, eletrônica, samba, etc), aqui você encontra um resumo dos primeiros quatro meses de lives culturais, todas elas também estão disponíveis em nosso Canal do YouTube.

Plenárias
O SINASEFE realizou quatro plenárias nacionais em 2020, uma presencial e outras três virtuais, via plataforma Zoom. A 162ª PLENA aconteceu em Brasília-DF, nos dias 14 e 15 de março, aprovando, dentre outros itens, uma pauta prioritária de lutas e a defesa da suspensão das atividades letivas diante da pandemia. A 163ª PLENA, primeira no formato virtual da história do sindicato, foi realizada dia 15 de julho e aprovou, dentre outros encaminhamentos, a deflagração de greve imediata diante de retorno presencial e/ou semipresencial das aulas sem a imunização em massa e ou controle da pandemia de COVID-19. Em 22 de agosto a categoria se encontrou de novo, virtualmente, para a 164ª PLENA, que dentre outros itens, prorrogou o mandato da Direção Nacional do SINASEFE até 30/06/21. A última plenária de 2020, 165ª PLENA, reforçou as deliberações anteriores contra ensino híbrido e retorno de aulas durante a pandemia e aprovou mais de três dezenas de encaminhamentos, dentre eles a contrariedade à Portaria 983/20, exigindo sua revogação imediata.

Solidariedade de classe
Diante dos efeitos catastróficos da pandemia e da ausência de políticas públicas eficientes para amparar trabalhadores e estudantes neste momento difícil, o sindicato nacional lançou, em abril de 2020, uma campanha de solidariedade de classe. Para nós, ninguém que tenha condições deve se omitir de dar a contribuição que puder nas condições de vida (enfrentando a fome, a falta de medicamentos e de materiais de higiene e limpeza) e contribuindo no enfrentamento direto à pandemia (produzindo estudos, equipamentos como EPIs, respiradores e insumos como máscaras, álcool em gel, entre outros). Um total de R$205.180,00 foi destinado às seções sindicais para realização de numerosas doações e ações espalhadas pelo país.

Eventos, reuniões, seminários, congressos e atos
No início de 2020, o sindicato realizou dois eventos presenciais, uma reunião ampliada da DN e o 2º Seminário de Carreira do SINASEFE. Na modalidade virtual, foram realizados diversos encontros: 14 reuniões de Direção Nacional, dezenas de reuniões com entidades de servidores públicos (organizadas no Fonasefe), com entidades da educação, com centrais sindicais e parlamentares e, ainda com entidades internacionais.
Ao menos dez atos virtuais aconteceram, por exemplo, para saudar o Dia dos Trabalhadores, para exigir o Fora Bolsonaro, para defender a Educação Pública e para denunciar a Reforma Administrativa, todos com a participação do sindicato e das seções sindicais.
Dentre os eventos realizados pelo SINASEFE, entre junho e julho tivemos cinco Encontros Regionais de Mulheres, que reuniram mais de 130 mulheres e deram origem a uma campanha nacional contra o assédio moral e a sobrecarga na pandemia. Entre junho e setembro o sindicato organizou dez reuniões regionais com as seções do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em outubro foi realizado o 1º Encontro de Negras, Negros e Indígenas do SINASEFE, quando a comunidade negra e indígena, representada por 24 seções sindicais e uma dúzia de convidadas e convidados, debateu temas como o genocídio e o racismo enfrentados diariamente. Finalizando o ano, em dezembro, o SINASEFE organizou, junto com entidades da educação e do Fonasefe, uma Jornada de Lutas Contra a Reforma Administrativa e em Defesa da Democracia e da Autonomia das Instituições Federais de Ensino (IFEs).

Campanhas
Uma das campanhas de destaque do SINASEFE em 2020 denunciou, nas redes sociais e nas ruas, a política genocida do presidente Bolsonaro. A morte não pode governar o Brasil: essa foi a mensagem que o sindicato espalhou pelo país. A categoria aprovou, durante sua 163ª PLENA, em julho, a divulgação de modelo de outdoorcriado pelo Sinasefe IFS-SE, contra o (des)governo Bolsonaro. Além das ações virtuais e das iniciativas financiadas pelas seções, o SINASEFE também destinou recursos para a colocação de outdoors em diversas cidades.
A Direção Nacional reforçou a importância da filiação ao sindicato, divulgando uma campanha com 12 pequenos vídeos que convidam a categoria para sindicalização.
Outra campanha do sindicato nacional foi realizada com a divulgação de vídeos curtos gravados por atrizes que interpretaram relatos reais de mulheres assediadas e sobrecarregadas com a pandemia. A campanha nacional contra o assédio e a dupla jornada na pandemia ainda está em curso e já divulgou nove vídeos, confira em nosso Instagram e/ou em nosso YouTube.
Finalizando as atividades de 2020, foi ao ar ontem (22/12) um vídeo da Campanha Antirracista do SINASEFE, trazendo reflexões de luta e lamento e lembrando que o combate ao racismo é diário.

Comunicação
Em julho de 2020 lançamos um novo espaço virtual do SINASEFE, um portal que reúne, além do sítio principal, outras cinco páginas que o sindicato organiza: Memória ( onde estão os conteúdos divulgados em sites antigos da entidade), Mulheres (que reúne a cobertura dos Encontros de Mulheres do SINASEFE), Consinasefe (onde está disponível a cobertura completa dos congressos recentes da entidade), Campanha em Defesa da Rede (que aglutina material lançado em 2018 para defender a Rede Federal) e Seminário Nacional de Educação (onde você encontra imagens e conteúdos do 9º e 10º SNE).
Ao todo, em 2020, a Assessoria de Comunicação (Ascom) divulgou 880 matérias, 380 delas já no novo portal do SINASEFE, todo este material está disponível aqui mesmo, na aba comunicação/ notícias.
Também foram ao ar 246 vídeos, sendo dois especiais (comemorando um ano do Tsunami da Educação e saudando o Dia do Trabalhador) e duas animações para dialogar com a categoria sobre temas relevantes como o corte de verbas para a Educação e a Reforma Administrativa.

Compartilhe

Resumimos alguns de nossos números de 2020 em cards para rede social, baixe aqui e compartilhe com seus contatos: